Leilão da 5G no Brasil deve ocorrer no primeiro semestre de 2021

Por SOMOS Educação

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o edital de leilão da 5G, que deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2021. Trata-se do leilão das faixas de radiofrequência para a prestação de serviços de telecomunicações por meio da tecnologia 5G no Brasil

 O Governo Federal decidiu inclusive liberar a participação da chinesa Huawei na disputa, após intensas pressões dos Estados Unidos para excluir a empresa.

O edital do leilão de 5G foi objeto de consulta pública durante 60 dias. Nesse período, recebeu 262 contribuições da sociedade brasileira.

Tecnologia

O 5G é a quinta geração de tecnologia de comunicação móvel. Ela promete revolucionar a relação entre pessoas e tecnologia, pois proporciona maior volume de recursos de espectro para que as prestadoras possam expandir as redes em todo o país.

Ao contrário das mudanças nas gerações passadas (2G, 3G e 4G), o foco desta tecnologia não está somente no incremento de taxas de transmissão. O destaque está no atendimento de diferentes serviços.

5G: revolução na tecnologia!

O 5G pode concretizar conceitos como os de Internet das Coisas (Internet of Things – IOT) e aprendizagem de máquina em tempo real. Promete também diversificar os serviços oferecidos em setores como segurança pública, telemedicina, educação a distância, cidades inteligentes e automação industrial e agrícola.

Confira os avanços esperados para o 5G no Brasil:

– Maior velocidade;

– Tempo mínimo entre o estímulo e a resposta da rede de Telecom;

– Maior densidade de conexões;

– Maior eficiência espectral;

– Maior eficiência energética dos equipamentos, ou seja, maior economia e sustentabilidade.

Compromissos

A proposta aprovada estabelece compromissos de investimentos de cobertura que obrigam as empresas vencedoras do leilão a atenderem com tecnologia 4G ou superior áreas pouco ou não servidas, com mais de 600 habitantes, como localidades e estradas.

De acordo com a Anatel, para os municípios com mais de 30 mil habitantes estão previstos compromissos de atendimento já com tecnologia 5G.

Outro ponto importante é que o edital também prevê recursos da ordem de R$1,5 bilhão para a implementação de redes de transporte em fibra óptica na região Norte, por meio do programa Norte Conectado e a construção da Rede Privativa de Comunicação da Administração Pública Federal, estratégica para a segurança nacional. Inicialmente, essa rede de comunicação será exclusiva para o uso do Poder Executivo, mas, depois, poderá ser estendida a outros poderes.

Fotos: Reprodução

Referências

https://www.gov.br/pt-br/noticias/transito-e-transportes/2021/02/anatel-aprova-edital-de-leilao-de-5g

https://www.gazetadopovo.com.br/economia/leilao-5g-brasil-o-que-voce-precisa-saber-cinco-pontos/

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *