Memes da Copa do Mundo e a sequência de Fibonacci

Por SOMOS Educação

Não poderia ser diferente! Os memes sobre a Copa do Mundo na Rússia agitam e dominam as redes sociais. E entre tantas artes criativas, muitas que viralizaram recentemente trazem imagens marcantes da competição com um desenho identificado como sequência de Fibonacci. Mas, o que seria essa sequência e onde ela é realmente utilizada?

 

Descrita no final do século 12 pelo matemático italiano Leonardo de Pisa, mais conhecido por Fibonacci, a sequência que leva seu nome é uma sucessão de números inteiros somados que, transformados em quadrados e colocados de maneira geométrica, traçam uma espiral perfeita.

A sequência numérica é infinita e começa com 0 e 1. Os números seguintes são sempre a soma dos dois números anteriores. Assim, depois do 0 e do 1, vêm 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, e etc. Os termos dessa sequência também estabelecem o que é considerada a “proporção áurea”, com o valor de 1,618. O curioso é que quanto mais se avança na sequência de Fibonacci, mais a divisão entre um termo e seu antecessor se aproxima desse valor. Essa proporção áurea é bastante utilizada na arte e nos setores como design e arquitetura, por ser considerada agradável aos olhos.

Fibonacci muito além da arte

A sequência de Fibonacci, entretanto, tem aplicação que vai muito além da arte. Ela também é utilizada na análise gráfica do mercado financeiro, na teoria dos jogos e muito aplicada na ciência da computação. Isso, sem deixar de citar a natureza, onde o espiral perfeito traçado pela sequência aparece em vários organismos.

Ela está na concha do caramujo, no camaleão com seu rabo contraído, no girassol e até no corpo humano. Nas mãos, com exceção do dedão, nos demais dedos as articulações se relacionam na proporção áurea; no rosto, o resultado da divisão da distância entre o centro da boca e a região do “terceiro olho” pela distância entre esse ponto e uma das pupilas das faces consideradas mais harmoniosas é de 1,618. Curioso, né?

Na Copa do Mundo da Rússia, esse espiral perfeito formado pela sequência de Fibonacci tem surgido nas mais diferentes imagens e situações…no cabelo de Neymar, no tombo do técnico da seleção brasileira, Tite, e até na eliminação da Alemanha! Será que está também na tão sonhada taça?

 

Quer ficar por dentro dos principais temas da atualidade? Acesse https://www.rededeexperiencias.com.br/atualiza. E acompanhe outros conteúdos interessantes em https://www.rededeexperiencias.com.br/em-familia.

Fotos: Shutterstock e página do facebook “Sequência de Fibonacci no dia a dia brasileiro”
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *