Mulheres inspiradoras ganham sua ‘versão Barbie’

Por SOMOS Educação

A Mattel, fabricante da boneca mais famosa de todos os tempos, aproveitou a última segunda-feira (27/8) – data em que se comemora, nos Estados Unidos, o “Dia da Igualdade da Mulher”, para anunciar uma versão da boneca Barbie em homenagem a Rosa Parks, um dos maiores ícones dos direitos civis no país.

Leia também: Retratos da história

Empoderamento feminino

A boneca traz informações sobre a vida da mulher negra que, em 1955, se recusou a levantar para dar o seu lugar no ônibus a um homem branco, conforme previa a lei, e desencadeou os protestos liderados por Martin Luther King Jr. Como era de se esperar, a Barbie Rosa Parks usa roupas dos anos 1950.

Foi ainda anunciada uma boneca que é uma homenagem a Sally Ride, a primeira mulher americana a ir para o espaço, em 1983. Estas duas bonecas juntam-se às inspiradas na pintora mexicana Frida Kahlo e na aviadora Amelia Earhart, cujo desaparecimento nunca foi solucionado.

A iniciativa é um esforço que a Mattel vem empreendendo nos últimos anos para combater preconceitos, criando bonecas cada vez mais diversificadas e que tenham um novo apelo junto ao público infantil. A coleção, batizada de “Mulheres Inspiradoras”, faz parte de um comprometimento da empresa em exaltar modelos de comportamento e sonhos para as meninas mais jovens.

Fotos: Depositphotos e Divulgação

 

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *