Número de jovens desempregados no Brasil é o dobro da média mundial

Por SOMOS Educação

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou, recentemente, o estudo Tendências Globais de Emprego para a Juventude 2017, em que traz um dado bem preocupante para o país: o índice de desemprego entre os jovens no Brasil é mais que o dobro da média mundial.

De acordo com o estudo da OIT, no fim deste ano, o desemprego entre jovens de 15 a 24 anos no país deve atingir 30%, o maior índice em 27 anos. A taxa é mais que o dobro da média mundial, de 13,1%.

Entre os motivos que explicam esse elevado índice de desemprego estão a diminuição do crescimento da economia brasileira, o aumento da informalidade e as incertezas de investimentos tanto nacional quanto internacional.

Números mundiais

O estudo da OIT revela que o universo total de jovens desempregados no mundo representa mais de 35% da população. Estima-se que haja 70,9 milhões de jovens sem emprego em todo o planeta.

Qualificação profissional

O relatório Tendências Globais de Emprego para a Juventude 2017 também dedicou atenção ao estudo do perfil de qualificação dos jovens relacionado ao mercado de trabalho.

Nesse sentido, os setores com maiores taxas de crescimento de emprego juvenil nos últimos dez anos incluem finanças, saúde e comércio. Os jovens também estão mais fluentes em tecnologia e fazem uso desse tipo de conhecimento para crescer profissionalmente.

Jovens mais fluentes em tecnologia

As demandas por habilidades também estão mudando. Houve um declínio na demanda por habilidades de nível médio, enquanto a demanda por trabalhadores altamente qualificados e menos qualificados está crescendo, contribuindo para uma maior polarização no mercado de trabalho.

A demanda por jovens altamente qualificados cresceu fortemente em países de renda alta, enquanto nos países em desenvolvimento e emergentes houve um aumento no trabalho de baixa habilidade.

Foto: Shutterstock
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *