O que é a cultura do cancelamento?

Por SOMOS Educação

A era da internet faz com que a exposição pessoal de todos os navegantes online seja muito grande. Desse modo, tudo que você publica na web, até mesmo um simples comentário em uma rede social, pode ter uma repercussão maior do que a imaginada. Afinal, tudo que é dito na internet possui a vigilância ferrenha do constante ‘tribunal virtual’. Todos estão à mercê da “cultura do cancelamento”. 

E o que é essa cultura do cancelamento? Trata-se de uma espécie de condenação por atos e comentários, de modo geral, preconceituosos, opressores e/ou imorais, especialmente se são feitos online.

Redes sociais e o cancelamento
Comentários nas redes sociais podem ser “cancelados”

O cancelamento promove também insultos coordenados, frequentes em disputas de opinião entre usuários das redes. Às vezes, o ataque à reputação do ‘cancelado’ ameaça a carreira, o emprego e os meios de subsistência atuais e futuros do indivíduo. O fenômeno acontece no Brasil e no mundo, mas frequentemente tem como alvo pessoas famosas.

Cancelamento em debate

Para instigar o debate sobre o tema, duas cartas abertas, publicadas recentemente nos EUA, expõem pontos de vista opostos sobre liberdade de expressão e silenciamento de grupos marginalizados nas artes, no jornalismo e no mercado editorial.

A primeira carta intitulada A letter on justice and open debate (Uma carta sobre justiça e debate aberto, em tradução livre), contra a cultura do cancelamento, foi assinada por mais de 150 escritores, acadêmicos e intelectuais. Nomes como J.K. Rowling, Margaret Atwood e Noam Chomky assinaram o manifesto publicado na Harper’s Magazine, fazendo um apelo ao debate tolerante de ideias. 

JK Rowling assina manifesto contra cultura do cancelamento

Em resposta à carta, um outro grupo de escritores, jornalistas e pesquisadores lançou também um manifesto três dias depois, acusando o primeiro texto de ignorar a realidade de minorias, como pessoas negras e LGBTQ+. 

Clique aqui e leia na íntegra os dois manifestos

Fotos: Unsplash e Divulgação

Confira mais notícias de atualidades em: https://www.rededeexperiencias.com.br/atualiza

REFERÊNCIAS

https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2020/07/leia-manifestos-sobre-cultura-do-cancelamento-e-liberdade-de-expressao.shtml

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2020/07/08/interna_diversao_arte,870481/j-k-rowling-e-chomsky-assinam-carta-contra-a-cultura-do-cancelamento.shtml

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2020/07/21/o-que-sinal-de-ok-retratado-como-racista-nas-redes-revela-sobre-a-cultura-de-cancelamento.htm

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *