OMS alerta para os riscos do excesso de peso na mochila

Por SOMOS Educação

Nesse início de ano letivo, é muito comum observarmos nas ruas estudantes de várias idades circulando com mochilas abarrotadas, cheias de cadernos, livros e outros materiais. Poucas pessoas sabem, mas esse excesso de peso na mochila carregado pelos jovens trará consequências para suas colunas na fase adulta. O alerta é dado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com a OMS, cerca de 70% dos problemas de coluna que surgem na fase adulta é consequência do excesso de peso nas mochilas carregadas por crianças e jovens no decorrer de seus anos escolares. Para se ter dimensão desse tipo de ocorrência, a entidade levantou que 85% da população mundial adulta já sentiu dores nas costas.

Além das dores, o excesso de peso altera a postura de ombros, joelhos, quadris e até tornozelos, o que também prejudica a coluna e tem importantes consequências sentidas principalmente na fase adulta.

Como organizar a mochila ideal

Para evitar sobrepeso e suas consequências, é fundamental que os pais ou responsáveis auxiliem seus jovens na organização da mochila para a escola. Abaixo, deixamos algumas dicas e orientações que, ao serem seguidas, garantirão que os estudantes preservem a coluna e não sofram com dores anos mais tarde. Acompanhe!

– A mochila deve ser preparada diariamente. Não a organize por semana, porque assim a criança poderá levar peso desnecessariamente;

– Mesmo para a mochila do dia, avalie se há itens considerados acessórios e que podem ser retirados;

– Escolha bem a mochila. A ideal é aquela com alças acolchoadas que vestem melhor no ombro. Também dê preferência para as mochilas que além das alças dos ombros trazem a alça de cintura. Ela ajuda na manutenção de uma postura correta;

– Ao ajustar a mochila, procure deixar o menor espaço possível entre ela e as costas da criança. Esse cuidado dificulta erro de postura;

– Evite bolsas com alça única. A forma como elas são carregadas provoca sobrepeso de um lado do corpo;

– Para quem escolhe as mochilas de rodinha, dimensione e ajuste a alça de forma a garantir a extensão máxima do braço de quem a puxa. Outra dica importante é evitar puxar a mochila sempre com o mesmo braço. Procure revezar frequentemente.

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Fotos: DepositPhotos
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