Os desafios para as turmas de 2020

Por SOMOS Educação

Concluir os estudos na escola ou na faculdade em meio a uma pandemia. Eis o grande desafio para os estudantes que encerram alguma jornada estudantil neste ano atípico que é 2020. Para os alunos do Ensino Médio, que vão realizar o Enem é um cenário de incertezas e dificuldades. Há quem esteja apreensivo pelos problemas de acesso à internet e também quem tenha ficado em dúvida a respeito da escolha do curso. Já no contexto do Ensino Superior, muitos jovens estão saindo da universidade tentando manter o otimismo diante de um mercado de trabalho incerto e desanimador.

Desafios para os formandos do Ensino Médio

Aqui temos os jovens apelidados de geração Z (nascidos entre 1995 e 2010). De acordo com especialistas, por serem nativos digitais acostumados a ter tudo pronto na mão, eles precisam exercitar a resiliência. Os principais desafios para essa geração, portanto, estão na dificuldade de esperar.

Nesse período também de incertezas, outra apreensão para esses formandos é a preparação para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Alunos do ensino médio enfrentam cenário de incertezas

É importante que os alunos organizem o tempo para os estudos e para as atividades neste período de isolamento social, incluindo tempo também para as atividades físicas e para falar com amigos por videoconferência, por exemplo. 

Para os alunos que ainda estão indecisos sobre qual curso e profissão seguir, a recomendação dos especialistas é pesquisar com calma. E não se esquecer que o Enem é apenas uma etapa.

Desafios para os formandos universitários

Para os jovens que estão saindo agora da universidade, manter a calma diante do cenário econômico e social é o grande desafio. Afinal, é um momento de pressão para quem deseja conquistar uma vaga de emprego e finalmente iniciar a carreira profissional dos sonhos. A ansiedade e o desânimo também são influenciados por não terem a cerimônia dos sonhos, com becas, canudos e a família reunida. 

É um cenário realmente desanimador, mas a situação exige confiança e motivação dos estudantes, que devem se enxergar como os profissionais do futuro. Uma hora, tudo isso vai passar.

Nessa fase é importante se engajar em atividades que fortaleçam o vinculo com a profissão escolhida, realizando, por exemplo, cursos na área de atuação.

Confira mais notícias de atualidades em: https://www.rededeexperiencias.com.br/atualiza

Fotos – Divulgação

Referências

https://www.estadao.com.br/infograficos/saude,a-vez-da-turma-de-2020,1099569

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *