Pais presentes na vida escolar dos filhos motivam mais estudos

Por SOMOS Educação

O mês de agosto marca o retorno das aulas para estudantes de todo o país. É mais um semestre de provas, estudos e lições de casa. Não só para os alunos, como também para seus pais. Isso porque a participação deles na vida escolar dos filhos influencia total e diretamente em seu desempenho, os auxiliando e dando direcionamento nos casos de dificuldade na assimilação de determinado conteúdo.

Tânia Medeiros, coordenadora pedagógica do Sistema Maxi de Ensino, explica a importância desse envolvimento: “evidentemente, não há como garantir que a participação ativa dos pais garanta notas excelentes, mas, certamente contribui para melhores resultados, uma vez que dá segurança ao estudante no processo de aprendizagem, além de ajudar o filho na organização dos estudos e na priorização de tarefas e de responsabilidades”, destaca.

Para a pedagoga, a motivação é um dos pontos centrais nessa influência de pais para filhos. “Ela é uma ferramenta poderosa para que o estudante não saia do foco e chegue ao final do ano letivo sem problemas”, explica Tânia. Ela soma ainda a oportunidade de que pais têm de usar a vida escolar dos filhos para ensiná-los a serem responsáveis.

“Mostre a ele que todas as pessoas têm suas responsabilidades, inclusive ele, que deve seguir as orientações e recomendações dadas pelos professores. Oriente-o, de forma a criar uma rotina de estudo, ressaltando que ter essa responsabilidade é fundamental para se alcançar o sucesso no futuro, com um bom emprego, uma boa carreira e estabilidade financeira”, diz a pedagoga.

Dicas para acompanhar a vida escolar dos seus filhos
Pais presentes, filhos mais confiantes e motivados nos estudos. Foto: Shutterstock

Para ajudar pais de primeira viagem ou que erraram no passado, Tânia Medeiros dá algumas dicas:

Ajude seu filho a estabelecer uma rotina diária de estudos, mas sem fazer pressão e sem deixar totalmente fora da agenda um tempo para relaxamento e diversão. Esse escape é essencial! Organizem juntos essa agenda.

Mostre a ele que você acompanha tudo de perto e sabe exatamente o que se passa na escola. Tenha em mãos o calendário de provas e ajude-o a conduzir os estudos e administrar o tempo para se preparar para todas as disciplinas, principalmente aquelas que ele tenha mais dificuldades.

Não hesite e nem adie procurar ajuda de professores para reforçar disciplinas que o filho apresente dificuldades. Essa ajuda não precisa necessariamente vir de um professor particular; pode ser de um amigo, parente ou vizinho que tenha maior conhecimento naquele conteúdo.

Acompanhe diariamente o momento da lição de casa. Dá trabalho, mas, dessa forma, conseguirá perceber eventuais desatenções ou dificuldades em tempo de superá-las.

Atente-se ao lado emocional de seu filho. Esse cuidado é fundamental para o sucesso em sua vida escolar. Fique atento às mudanças de comportamento, que podem indicar bullying, transtornos de déficit de atenção ou excesso de ansiedade, entre outros males que afetam diretamente o seu desempenho escolar.

Não deixe de valorizar suas conquistas. Isso fará com que ele se mantenha motivado a manter o bom desempenho.

Foto: Shutterstock

 

Compartilhe nas suas redes

Um comentário em “Pais presentes na vida escolar dos filhos motivam mais estudos

  • 30 de agosto de 2017 em 10:07
    Permalink

    O aluno precisa saber ser percebido tanto pelo professor como pelo familiar, quando isso acontece e de forma positiva, os vê como aliados aos estudos e o aprender se torna menos dificultado, uma vez que chamar atenção pode acontecer não somente com o rendimento como com o não aproveitamento e ser chamado atenção por seu mau rendimento, precisando então entender cada aluno em suas reais dificuldades, visto que muitas delas, sendo de atitudes nem sempre tão conscientes, ocorrem.
    Tania Maria Hammes – Terapeuta Ocupacional – pós graduação em saúde mental e em psicopedagogia

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *