Pesquisa revela professores insatisfeitos com a profissão

Por SOMOS Educação

Um levantamento realizado pelo instituto Todos Pela Educação em conjunto com o Itaú Social revelou algo que é de se causar tristeza, mas, infelizmente, não surpreende, visto a desvalorização da carreira no país: 33% dos professores da educação básica das redes pública e privada do Brasil estão totalmente insatisfeitos com a profissão.

Intitulada “Profissão Docente”, a pesquisa ouviu 2.160 professores de todas as regiões do país. Do total dos entrevistados, apenas 21% afirmaram estar totalmente satisfeitos com a carreira.

Quando perguntados se indicam a profissão para os jovens, quase metade (49%) dos professores responderam negativamente. A desvalorização profissional foi o principal argumento para desencorajar a escolha pela carreira.

O levantamento também revelou o que incentivou os entrevistados na escolha pela carreira de professor. A maioria (78%) foi motivada pela afinidade com a profissão, seja pelo talento, seja pelo prazer em transmitir conhecimento.

Ouvidos aos professores

O “Profissão Docente” buscou ainda saber dos professores entrevistados os caminhos para o alcance da valorização profissional na sociedade. Entre as respostas, as mais recorrentes foram escutar os docentes para a formulação de políticas educacionais, além do aumento salarial, a restauração do respeito à figura do professor enquanto autoridade em sala de aula e a oportunidade para buscar constantemente a qualificação.

Do universo de professores participantes da pesquisa, 68% são mulheres, com média de 43 anos de idade e com 17 anos de carreira.

Jovens também desinteressados

Divulgado recentemente, o relatório Políticas Eficientes para Professores, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostrou que os próprios jovens não se interessam pela carreira de professor.

Apenas 2,4% dos alunos de 15 anos ambicionam abraçar a profissão. Os detalhes desse levantamento você pode ver em https://www.rededeexperiencias.com.br/em-familia/cai-numero-de-jovens-interessados-em-ser-professor.

Para ficar por dentro das principais notícias do mundo da educação acesse https://www.rededeexperiencias.com.br/em-familia.

Foto: Depositphotos
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *