Poeta do Sertão vence prêmio Jabuti com livro independente

Por SOMOS Educação

Mailson Furtado, de 27 anos, viu sua vida se transformar de uma hora para outra. Antes um dentista de Varjota, cidade do sertão do Ceará, ele agora é vencedor de dois prêmios Jabuti. Seu livro “À cidade” foi eleito o melhor de poesia e também o livro do ano, honraria máxima da principal premiação literária do Brasil.

O feito é ainda mais impressionante porque Mailson concebeu a obra de forma totalmente independente, sem o apoio de uma editora. Ele escreveu os versos dos poemas à mão, fez o desenho que estampa a capa e editou, revisou e diagramou o livro. O “poeta do Sertão” pagou a impressão do próprio bolso e ainda vendeu os 300 exemplares fazendo propaganda boca a boca.

“À cidade” superou os ganhadores das outras onze categorias do Jabuti para ser eleito o grande vencedor. O nome de Mailson agora está no mesmo patamar de escritores consagrados da nossa literatura e também vencedores do prêmio, como Ruben Fonseca, Lygia Fagundes Telles, Luis Fernando Veríssimo, Ferreira Gullar, Hilda Hilst e Marina Colasanti. Esta foi a primeira vez em 60 anos que o vencedor do prêmio Jabuti de melhor livro foi um autor independente.

De Varjota para o mundo

O livro é uma homenagem à cidade natal do autor, Varjota (CE). Antes de começar a escrevê-lo, Mailson Furtado pesquisava sobre a origem da cidade, como a população foi formada e também sobre a genealogia de sua família. A ideia de escrever veio depois de ler “A Pedra do Reino”, de Ariano Suassuna e viajar pelo interior da Paraíba e de Pernambuco, onde viu na paisagem os mesmos locais que havia conhecido através das páginas do livro.

Inspirado, o cearense escreveu sua obra mais recente – ele também é autor de outros três livros – em apenas 20 dias. O resultado foi o livro lançado em abril do ano passado, exaltando o município de pouco mais de 17 mil habitantes, em plena região da Caatinga, que surgiu como um povoado formado em torno da capela de uma fazenda, em meados dos anos 1920.

Ao voltar para casa depois de ser premiado, Mailson foi recebido com festa: desfilou em carro aberto pelas ruas da cidade, acompanhado de perto pela população, orgulhosa do filho de Varjota que virou celebridade.

Veja mais sobre o universo de educação e de atualidades em https://www.rededeexperiencias.com.br/atualiza.

Fotos: Prêmio Jabuti/Câmara Brasileira do Livro
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *