Possíveis temas para a redação do Enem

Por SOMOS Educação

Com a proximidade do Enem 2018, que acontece nos dias 4 e 11 de novembro, a apreensão dos estudantes cresce. Ainda há tempo para dar uma última revisada nos conteúdos estudados ao longo do ano, bem como exercitar a produção de texto.

Deslocada para o primeiro dia de provas, a redação merece atenção especial. Além de ter um peso cada vez maior na avaliação das universidades, ela exige dos candidatos capacidade argumentativa e conhecimento de assuntos da atualidade. Por isso, é importante estar a par do que acontece no Brasil e no mundo.

Dez temas atuais que podem ser cobrados na redação do Enem:

  1. Fake news, mentiras e boatos

Nunca se falou tanto sobre fake news, as notícias falsas. Desde 2016, com a vitória de Donald Trump na eleição presidencial dos Estados Unidos, os relatos com informações falsas, que circulam principalmente nas redes sociais, ganharam outra dimensão e se firmaram no centro das discussões.

  1. Legalização do aborto

A questão da legalização do aborto vem sendo discutida há alguns anos por diversos setores da sociedade. Alguns acreditam que o aborto é uma questão de saúde pública e, portanto, deve ser regulamentado. Outros defendem que se trata de uma privação da vida e, por isso, deve permanecer criminalizado.

  1. Envelhecimento populacional

A expectativa de vida tem aumentado constantemente, não só no Brasil, mas também em todo o mundo. Isso é consequência do desenvolvimento da medicina e da menor quantidade de filhos por famílias, entre outros fatores. Pode-se discutir se o Brasil está preparado para conviver com mais idosos e menos pessoas em idade ativa.

  1. Vício em games e sua classificação como doença pela OMS

Nos dias de hoje, é muito comum ver crianças e adolescentes passando horas na frente do computador, do videogame ou do smartphone. Recentemente, o vício em jogos eletrônicos passou a ser considerado uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o que desperta discussões a respeito da qualidade de vida em tempos marcados pelo rápido avanço tecnológico.

  1. Mobilidade urbana no Brasil

A cultura do transporte individual ainda é predominante nos grandes centros urbanos. As ruas e avenidas estão, frequentemente, abarrotadas de carros. As pessoas perdem cada vez mais tempo no trânsito. Por outro lado, a qualidade dos transportes públicos coletivos é criticada por muitos usuários.

  1. Lixo, consumismo e sustentabilidade

Mais um assunto relacionado ao meio ambiente com relevância mundial. Para onde vai o lixo que produzimos, o que acontece com os produtos, por que consumimos cada vez mais e em maior quantidade?

  1. Desmatamento da Amazônia

Dados do Imazon, instituto que monitora a Floresta Amazônica, mostram que entre agosto de 2017 e julho deste ano, o desmatamento na região aumentou 39% quando comparado ao período anterior. A área destruída é de 4 mil quilômetros quadrados, o equivalente a cerca de 560 campos de futebol.

  1. Analfabetismo no Brasil

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tinha 11,4 milhões de analfabetos em 2017. A falta de acesso à educação, direito constitucional de todos os brasileiros, reforça a desigualdade social no País e expõe outras fragilidades que vão muito além de não saber ler nem escrever.

  1. Bullying nas escolas

Este é um assunto que sempre está em pauta na comunidade escolar. Crianças e adolescentes praticam e são vítimas de agressões, xingamentos e ofensas que passam por brincadeira. As consequências podem ser trágicas, levando até a morte – seja por suicídio ou vingança por parte da vítima.

  1. Preconceito linguístico

O Brasil é um país de grande extensão territorial, habitado por pessoas de diferentes origens e que têm formas distintas de falar e de se expressar. Não é raro presenciar cenas de discriminação por causa do linguajar.

Por mais que não seja possível saber de antemão o tema da redação do Enem é importante estar familiarizado com os assuntos que estão sendo discutidos no momento. Para isso, é fundamental acompanhar as atualidades, seja lendo jornal, assistindo televisão, ouvindo rádio ou navegando na internet.

Outro detalhe relevante é buscar informações de diferentes veículos de imprensa, assim como de mídias internacionais, para conhecer outras visões e pontos de vista divergentes.

Acesse https://www.rededeexperiencias.com.br/atualiza e fique por dentro de outras dicas e notícias da atualidade.

Foto: Depositphotos
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *