Prepare os filhos para o novo ano escolar

Por SOMOS Educação

As férias estão terminando e, nos próximos dias, todas as escolas iniciam mais um ano letivo. Com a aproximação do novo ciclo escolar, é hora de pais reorganizarem a rotina dos filhos.

“É natural e, inclusive, merecido que crianças e jovens estiquem o horário para dormir, fiquem até mais tarde na televisão, no videogame ou brincando com os amigos durante as férias. Nesse período, a rotina é totalmente alterada e para que ela seja retomada de modo menos duro, é essencial que pais ajudem seus filhos a ajustar os horários utilizados na vida escolar”, alerta Tânia Medeiros, coordenadora pedagógica do Sistema Maxi de Ensino.

Para facilitar nessa organização, a coordenadora pedagógica do Sistema Maxi de Ensino dá algumas dicas:

Organize tempo e material

– Junto com o filho, os pais devem observar se falta algo da lista com o material escolar pedido pelas escolas, bem como o uniforme, providenciando o que ainda não tiver sido adquirido;

– Auxilie na organização da mochila;

– Com relação ao horário, ajude a restabelecer as regras para brincar e, principalmente, para dormir;

Aproveite para motivar seu filho

Tânia Medeiros lembra que acordar cedo representa um grande desafio para os filhos e que o sono desregulado os deixam mal humorados, eufóricos e dispersos, “o que dificulta a assimilação do conteúdo passado em sala de aula”.

Por fim, Tânia destaca que pais devem aproveitar o momento também para incentivar os filhos nos estudos. “Usem o reforço positivo para motivar os pequenos nessa volta à vida escolar, de forma que eles entendam a importância de se dedicarem e que quanto mais empenhados estiverem nesse começo, mas fácil será levar o ano letivo”, finaliza.

Foto: Shutterstock
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *