Professores que mudaram a história

Por SOMOS Educação

15 de outubro é o dia do professor, um profissional que dedica sua vida a ensinar, transmitir conhecimento e a formar bons seres humanos. Todos os professores marcaram de alguma forma a vida dos seus alunos, seja ensinando a ler e escrever, ou até mesmo mostrando que é preciso ter dedicação para se tornar um bom profissional, e assim poder enfrentar desafios do cotidiano.

Alguns educadores realizaram trabalhos tão importantes que conseguiram mudar o ensino no Brasil e no mundo. Para celebrar a data e homenagear os profissionais que são grandes inspirações, a Rede de Experiência escolheu alguns professores que marcaram a história da educação. Confira:

Professores e reconhecimento

Anísio Teixeira

O educador baiano é considerado um dos mais importantes defensores do direito à educação no Brasil. Escreveu mais de dez livros, idealizou as Escolas Parques e criou o Centro Educacional Carneiro Ribeiro, referência na educação integral no Brasil. Outros marcos na sua trajetória foram a criação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior (CAPES), além de ser um dos fundadores da Universidade de Brasília (UNB).

Anísio Teixeira
Anísio Teixeira

Paulo Freire

Na cidade de Angicos (RN), o professor ensinou mais 300 adultos a ler e escrever em menos de 40 horas. A educação para ele era um meio de transformação social, era uma forma de reconhecer e reivindicar os direitos das pessoas. Sua única preocupação era de fornecer uma educação popular de qualidade e de formar consciência política nos seus alunos.

Paulo Freire - professores importantes
Paulo Freire

Maria Montessori

Com um método alternativo ao ensino tradicional, a italiana é uma das principais pedagogas do mundo. Seu modelo se baseia em deixar a criança guiar o processo educacional, tornando o ambiente escolar acessível aos pequenos.

Maria Montessori
Maria Montessori

Aristóteles

Ele foi o primeiro aluno de Platão, foi filósofo e professor de Alexandre, o Grande. Com seus conhecimentos e ensinamentos revolucionou diversos campos da física, metafísica e linguística.

Aristóteles

Estes são apenas alguns dos muitos professores que, de alguma forma, lutaram para fazer da educação o eixo central da vida de uma pessoa. Parabéns pelo seu dia, professor(a)! Continue desempenhando com excelência uma das atividades mais nobres e importantes que é ensinar.

Saiba mais do mundo da Educação: https://www.rededeexperiencias.com.br/atualiza/educacao

Fotos: Divulgação

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *