Projeto Open Box da Ciência destaca cientistas brasileiras

Por SOMOS Educação

Com iniciativa da Gênero e Número, organização de mídia no Brasil orientada por dados para qualificar o debate sobre equidade de gênero, foi criado o projeto Open Box da Ciência (www.openciencia.com.br), que levantou pesquisas das 250 cientistas brasileiras mais influentes das áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde.

O levantamento foi realizado com bases de dados oficiais, como o Lattes, para identificar contribuições importantes das mulheres na ciência do país. A plataforma digital reúne, além das pesquisas, os perfis das pesquisadoras.

Cientistas mulheres brasileiras
Cientistas brasileiras em destaque

O portal conta, portanto, com um conteúdo aberto e interativo. Há, inclusive, visualizações de dados e reportagens que narram suas trajetórias a partir de um recorte de gênero, indicando referências femininas para chegar a esse lugar de destaque e revelando desafios vencidos.

Representatividade para as cientistas

É um levantamento que expõe a desigualdade de gênero que existe no Brasil nessa área, a qual cresce conforme aumenta o grau de instrução dos pesquisadores. As mulheres, apesar de representarem 46% das docentes de ensino superior, contam apenas com 23% sendo pretas e pardas. Aliás, na pós-graduação, há apenas 400 professoras doutoras, as quais representam 2,4% das docentes.

Desse modo, o projeto foi criado, principalmente, para dar visibilidade às mulheres que contribuem para a ciência brasileira. Os critérios utilizados foram referentes à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculado ao Ministério da Educação, que possibilita identificar quais eram as mulheres que tinham a maior produção e divulgação científica.

Também entre os critérios utilizados estão: artigos escritos (como primeiro ou segundo autor), número de premiações, organização e participação em eventos, congressos, exposições e feiras.

Confira mais notícias de atualidades em: https://www.rededeexperiencias.com.br/atualiza

Fotos: Reprodução

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *