Quadro ‘escondido’ de Van Gogh vai a leilão

Por SOMOS Educação

Um quadro do icônico artista Vincent Van Gogh, intitulado Street scene in Montmartre (Cena de rua em Montmartre, em português), foi exposto ao público depois de passar mais de 100 anos a portas fechadas. A pintura de uma cena em uma rua de Paris faz parte da coleção particular de uma família francesa desde que foi pintada em 1887.

Quadro ‘Street Scene in Montmartre’, de Vincent Van Gogh –  Sotheby’s/Reprodução

Leilão

A obra será exibida nas casas de leilões da Sotheby’s em Paris, Amsterdã e Hong Kong antes de ser vendida.

A casa de leilões estima que a obra alcançará em torno de 8 milhões de euros (cerca de R$ 54 milhões) quando for vendida em um leilão em breve.  De acordo com a Sotheby’s, a pintura já havia sido vista em catálogos, mas nunca esteve exposta ao público.

“O aparecimento de uma obra desse calibre no mercado, e de uma série tão icônica, é, sem dúvida, um acontecimento importante”, disse um comunicado da casa de leilões, fundada no Reino Unido.


O quadro

A pintura pertence a uma série de obras que Van Gogh produziu enquanto estava com seu irmão Theo na capital francesa, entre 1886 e 1887. No período, a região de Montmartre ainda tinha traços rurais, como mostra o moinho de vento que ocupa um lugar de destaque no quadro, atrás de alguns moradores que aparecem na imagem.

A famosa igreja do Sacré-Cœur, que agora domina Montmartre, estava em construção na época da visita do artista holandês à “cidade luz”.

Van Gogh

O holandês Vincent Van Gogh é considerado um dos maiores artistas de todos os tempos. Em Amsterdã, capital dos Países Baixos, existe o Van Gogh Museum (Museu Van Gogh), com a maior coleção de obras do pintor. 

Nascido em 1853, Van Gogh morreu aos 37 anos de idade. Foram 10 anos da sua vida dedicados à arte. Nesse período, ele produziu mais de 2 mil obras, sendo mais de 860 apenas pinturas a óleo.

No entanto, durante a sua vida, o artista nunca imaginou o quão grande e importante seria o seu trabalho. Isso devido ao fato de que suas obras só receberam atenção após a sua morte. Enquanto vivo, o gênio da pintura, vendeu apenas um quadro, que foi O Vinhedo Vermelho.

Em 1890, ele se suicidou com um tiro no peito, nas proximidades de Paris.

Fotos: Divulgação

REFERÊNCIAS

https://www.bbc.com/portuguese/geral-56205443

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *