Série ‘Merlí’ e o ensino de filosofia no ensino médio

Por SOMOS Educação

Ensinar filosofia pode ter um aliado direto da Catalunha. Trata-se da série “Merlí” (disponível na Netflix), uma narrativa divertida, com tons de drama e com muito conteúdo pedagógico. A nossa indicação cultural aborda a vida de um professor da disciplina no ensino médio com métodos não muito convencionais.

Merlí e o ensino médio
Ensino Médio deve aprender Filosofia

Merlí e o método de ensino: Questione tudo

O professor Merlí, protagonista do seriado, ensina a base da filosofia: questionar a tudo e a todos – inclusive a ele.  Para um docente da disciplina, é um jeito e tanto de colocar o estudante como um protagonista do pensar e do saber.

Matérias como português e matemática, de certo modo, possuem fórmulas e são consideradas ‘fundamentais’. A filosofia já possui uma abordagem diferente, mas não deixa de ser tão fundamental quanto. É a disciplina que ensina a aprender – e o aprendizado na vida é constante, interminável.

Portanto, trata-se de uma série altamente recomendada para quem deseja se divertir tanto quanto aprender. Aos alunos, aos professores e aos curiosos, pois além de ter conteúdo de escola, é possível se identificar com o cotidiano dos personagens e seus dramas da vida real.

Um filósofo por aula

A série apresenta o nome de um filósofo novo a cada episódio, que vira o tema das aulas de Merlí. Paralelamente a isso, enquanto você acompanha os acontecimentos da rotina do professor e do dia a dia dos alunos, você percebe como suas vidas se ligam aos conceitos de cada pensador.

Série 'Merlí' é imperdível
Série ‘Merlí’ é imperdível

Para citar alguns exemplos: com a entrada na escola de uma professora transgênero, Merlí fala sobre a filósofa Judith Butler, que debate a questão do gênero. A respeito de moral e valores, ele cita Nietzsche. E assim por diante. Além de relaxar, você vai aprender e entender melhor ideias de pensadores clássicos a filósofos contemporâneos.

Confira mais notícias de atualidades em: https://www.rededeexperiencias.com.br/atualiza

Fotos: Reprodução
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *