Uma nova rotina para os estudos

Por SOMOS Educação

Com a pandemia do COVID-19, as aulas em praticamente todo o Brasil foram suspensas. São em média 47,8 milhões de crianças e adolescentes sem aulas presenciais por tempo indeterminado.

Para que o semestre não seja totalmente perdido, muitas escolas oferecem atividades a distância.

Os pais têm um papel fundamental nesse processo. Com as crianças, é importante acompanhar a navegação na web, bem como auxiliá-los no que for preciso. Os adolescentes são mais autônomos nesse sentido, no entanto, num momento como esse, é preciso também dar apoio e suporte.

Um cronograma é essencial para organizar os horários de estudos e entregas de trabalhos e avaliações estipulados pelas escolas.

Educação on-line

São variadas as opções que os colégios encontraram para estabelecer essa nova rotina. Saiba mais:

Comunicação – Existem plataformas on-line gratuitas como o Google Hangouts e o Zoom, onde professores e alunos podem se comunicar por meio de vídeo conferência. É saudável principalmente para os alunos conversarem entre si para reconstruir um ambiente de socialização.

EAD é rotina
Educação on-line agora é rotina

Atividades – O conteúdo on-line tem infinitas possibilidades. Dentre elas, vídeoaulas explicativas e com propostas de atividades e/ou brincadeiras; Contação de histórias no estilo audiobook; podcasts; propostas de redação proporcionadas por ferramenta de avaliação on-line, etc.

Passeios on-line – A internet oferece interatividade e dinamismo tão grandes que é possível até ter a experiência de se sentir em um museu no outro lado do mundo. Por exemplo, basta acessar os sites do Louvre, Museu do Vaticano, Hermitage, para realizar um tour exclusivo, com visita às obras e explicações dos guias.

Adaptações – Por fim, a adaptação serve tanto para os alunos quanto para os professores. Para os jovens, entretanto, não é um bicho de sete cabeças por já ser um ambiente muito conhecido por eles. O mundo está cada vez mais virtual e isso talvez seja até um prelúdio do futuro da educação.

É um tempo para aprender mais do que ensinar.

Confira mais notícias de atualidades em: https://www.rededeexperiencias.com.br/atualiza

Fotos – Unsplash

REFERÊNCIAS

 https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,na-quarentena-escolas-recorrem-ao-ead-para-manter-atividades-escolares,70003238965

https://www.acidadeon.com/saocarlos/cotidiano/educacao/NOT,0,0,1494220,pedagoga+ensina+atividades+para+entreter+criancas+na+quarentena.aspx


Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *