Vacina no Brasil: o que temos?

Por SOMOS Educação

O começo de 2021 já nos trouxe a tão aguardada aprovação para iniciar a vacinação contra a covid-19 no Brasil. Confira neste artigo quais vacinas e quantas doses o país tem para imunizar a população.

De onde vem as vacinas?

No momento, temos 6 milhões de doses da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan, e são as únicas que o Brasil tem até agora. O Ministério da Saúde fez a divisão: a região Norte vai receber 708 mil doses; o Nordeste, quase 1,5 milhão de doses; o Sudeste, pouco mais de 2,5 milhões; o Sul, 750 mil; e o Centro-Oeste, 574 mil doses.

O Instituto Butantan pediu à Anvisa o registro emergencial para um segundo lote de 4,8 milhões de doses da CoronaVac, que foram finalizadas, envasadas e rotuladas pelo Instituto Butantan.

O Governo Federal conta também com a vacina da Universidade de Oxford com o laboratório AstraZeneca, em parceria com a Fiocruz: 2 milhões de doses. O governo da Índia autorizou as exportações comerciais das vacinas de Oxford produzidas no Instituto Serum e o Brasil deve receber na tarde desta sexta-feira

O instituto de pesquisa tinha previsão de entregar o primeiro milhão de doses na semana de 8 de fevereiro, que então serão distribuídas em todo o Brasil. 

Quem são os primeiros vacinados?

Na primeira fase, são vacinados profissionais de saúde, idosos com 75 anos ou mais, idosos com mais de 60 anos que moram em asilos, indígenas que vivem em aldeias e comunidades ribeirinhas. E todos deverão tomar duas doses da vacina. Para isso, serão necessárias quase 30 milhões de doses.

Foto: Getty Images)

REFERÊNCIAS

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2021/01/18/saiba-quais-vacinas-e-quantas-doses-o-brasil-tem-para-imunizar-a-populacao-contra-covid.ghtml

https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2021/01/21/india-libera-exportacao-de-vacina-para-o-brasil-diz-agencia.ghtml

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *