Veja foi como a primeira prova do Enem 2019

Por SOMOS Educação

No último domingo, 3 de novembro, 3,9 milhões de pessoas em todo o país realizaram a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além da redação, foram aplicadas 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia).

O Ministério da Educação (MEC) também divulgou o índice de abstenção. Ele se manteve semelhante ao do ano passado. Não compareceram aos locais de prova 23% dos candidatos (1,17 milhão de pessoas).

Um dos destaques dessa primeira etapa do exame foi a redação. Neste ano, o tema escolhido foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. A escolha surpreendeu muitos professores e os próprios candidatos. Eram esperados outros temas envolvendo questões ligadas ao meio ambiente, patriotismo e educação. Veja matéria aqui.

Candidatos realizam primeira prova do Enem
Candidatos realizam primeira prova do Enem

Direitos humanos na prova

Nessa primeira prova do Enem, diversas questões abordaram temas ligados aos direitos humanos. O exame trouxe perguntas que envolveram direito das mulheres, idosos e minorias. O exame também abordou questões raciais como escravidão e refugiados.

Na edição de 2019 do exame, não houve nenhuma questão relativa à ditadura militar. Desde quando recebeu esse formato, em 2009, essa foi a primeira vez que o tema deixa de ser tratado no Enem.

Próxima prova

No dia 10 de novembro, os candidatos realizam a segunda prova do Enem. Eles terão cinco horas para responder a outras 90 questões de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física).

Confira mais notícias sobre o Enem aqui e outras notícias sobre atualidades em https://www.rededeexperiencias.com.br/atualiza

Fotos: Reprodução
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *