Vem aí a Olimpíada de Matemática 2020

Por SOMOS Educação

As inscrições para a 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) estão abertas. Apesar do nome, escolas privadas de todo o país também podem se inscrever e participar da competição. O objetivo do evento é estimular e promover o estudo da matemática no Brasil, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação. O prazo para inscrição encerra em 20 de março.

Dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio, a Obmep é realizada pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O evento também tem apoio da Sociedade Brasileira de Matemática.

Para participarem, as escolas devem fazer a inscrição no site do evento. As escolas públicas têm garantidas gratuidade nas inscrições. As escolas privadas pagam taxas que variam de acordo com o número de inscritos.

Vem a Olimpíada Brasileira de Matemática
Vem aí a Olimpíada Brasileira de Matemática

Detalhes da Olimpíada

Os competidores serão divididos em três níveis: nível 1 (6º ou 7º ano do Ensino Fundamental); nível 2 (8º ou 9º ano do Ensino Fundamental); e nível 3 (Ensino Médio). As provas acontecem em duas fases. A primeira será realizada no dia 26 de maio. A divulgação dos classificados para a segunda fase acontecerá no dia 9 de julho e a segunda prova será realizada no dia 26 de setembro.

No dia 8 de dezembro, serão conhecidos os premiados. Competidores, professores, escolas e Secretarias Municipais de Educação com os melhores desempenhos serão condecorados com medalhas. Além disso, os medalhistas receberão convite para participarem do Programa de Iniciação Científica Jr.

Mais competição

Outra competição com inscrições abertas até o dia 15 de março é a 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Nessa competição, alunos também do Ensino Fundamental e do Ensino Médio realizam provas com questões relacionadas ao raciocínio lógico.

Os melhores de cada nível dessa Olimpíada são condecorados com medalhas. Anualmente, a organização distribui cerca de 50 mil medalhas. Acesse aqui e veja mais informações sobre essa competição.

Além de incentivar a difusão do conhecimento, eventos como esses ajudam a identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas. Claro, sem deixar de destacar a importante contribuição para a integração das escolas brasileiras.

Confira mais notícias de atualidades em: https://www.rededeexperiencias.com.br/atualiza

 

 

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *