Governo divulga mudanças na prova que avalia o ensino fundamental

Por SOMOS Educação

No próximo ano, a avaliação do ensino fundamental, que era feita por meio da chamada Prova Brasil e pela Avaliação Nacional de Alfabetização (Ana), acontecerá de modo diferente.

Anunciada pelo ministro da Educação Rossieli Soares, no último dia 28 de junho, a partir de 2019, o exame que mede o desempenho dos alunos do 9º ano do ensino fundamental passará a ser identificado como Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A principal novidade é que ele englobará aos já realizados testes de matemática e língua portuguesa questões de ciências humanas e da natureza.

A avaliação do ensino fundamental é calculada por meio das médias de desempenho nas provas. Essas médias geram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado de taxas de aprovação.

Em 2017, mais de 6,5 milhões de alunos de 73.684 escolas realizaram a avaliação.

Antecipação da prova

Outra mudança anunciada pelo ministro da Educação foi a antecipação da avaliação da fase inicial do ensino fundamental. Ela era aplicada para os alunos do 3º ano, mas, como a meta de alfabetização do país passou dos oito para os sete anos, de acordo com o que foi determinado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), será dada para os alunos do 2º ano.

O exame avaliará o desempenho em matemática, escrita e leitura. Em 2017, essa mesma avaliação revelou que 55% das crianças de oito anos da rede pública de ensino no país não tinha conhecimento suficiente em matemática, bem como na leitura.

Educação infantil entra no rol de avaliação

Também a partir do próximo ano, a educação infantil passa a fazer parte do rol de avaliação do Saeb. Para essa etapa, porém, a análise do desempenho se dará por meio de questionários direcionados aos gestores e professores, posteriormente somados à coleta de dados como fluxo escolar, estrutura das creches e pré-escolas, entre outras informações.

Quer ficar por dentro das principais notícias do mundo da educação? Acesse https://www.rededeexperiencias.com.br/em-familia.

Foto: Depositphotos
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *