A economia de cada um

Por SOMOS Educação

Educação financeira é um tema fundamental de se trabalhar logo na infância, afinal, vivemos em um mundo cada vez mais consumista. Pensando nisso, o Instituto Educacional Emmanuel, em Cajamar (SP) promoveu um projeto com base no livro “A Economia de Maria”, de Telma Guimarães Castro Andrade.

Telma Guimarães Castro Andrade - Economia de Maria
Livro “A economia de Maria”

A atividade foi organizada pela professora Carolina de Moraes Roveri, que teve a ideia a partir de uma sugestão do Manual do Professor. “O livro de Telma foi lido, discutido e até mesmo dramatizado por alguns alunos”, conta Carolina.

Economizando e conscientizando

As crianças, juntamente com a professora, ainda confeccionaram um cofre em formato de porquinho de garrafa pet, praticando a sustentabilidade ao reutilizar tal material.

Fomentando o objetivo principal do projeto, no decorrer dos meses, os alunos guardaram as economias no cofrinho. Ao término de cada mês, eles faziam a contagem das cédulas e moedas e anotava na caderneta de poupança o valor total economizado no período.

Finanças é tema fundamental
Finanças – tema fundamental

“Espera-se que com esse projeto, as crianças tenham mais consciência e reflitam sobre a real necessidade de compra. Hoje em dia, eles estão expostos às fortes influências midiáticas, que acabam fazendo a cabecinha deles em sempre querer mais e mais. “, analisa a professora.

Cada aluno recebeu uma caderneta de poupança personalizada, escrita “A Economia de (nome do(a) auno(a))”.  Nela, continham os meses para que o aluno preenchesse o valor economizado mês a mês. E, na própria caderneta, eles anotaram três opções de presente de Natal que pretendiam comprar com o total economizado durante o ano.

Poupança e economia
Caderneta de poupança dos alunos

Também foi realizado um cartaz com as cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, uma maneira dos alunos se familiarizarem com o dinheiro.

Sistema monetário
Sistema monetário

Economia sustentável

Nesse projeto, a professora uniu a ideia de sustentabilidade à educação financeira. Segundo ela, é possível praticar 3 dos 5 R´s da sustentabilidade. São eles:

  • Repensar: “Será que realmente preciso comprar algo novo?”
  • Reutilizar: “Ao invés de comprar, será que não tenho nada que posso reutilizar?”
  • Reduzir: Com a ideia de consumir menos produtos.

“Vivemos em uma sociedade consumista. Um dos resultados do projeto é fazer com que eles avaliem a real necessidade de compra. Bem como repensar os hábitos de consumo. Além disso, ao reutilizar um produto, as crianças aumentarão a vida útil delas e pouparão recursos naturais. E com certeza, cada um fazendo um pouquinho, contribuirá para a proteção e conservação do meio ambiente. “, conclui Carolina.

Como fazer em minha escola:

–      Leitura do livro “A Economia de Maria”

–       Discutir os R´s da Sustentabilidade

–    Confeccionar um cartaz os as cédulas e moedas do nosso sistema monetário

–       Confeccionar um cofre feito com garrafa pet ou outro material reciclável

–      Confeccionar uma “caderneta de poupança” personalizada para cada aluno

Crianças aprendem a economizar dinheiro
Crianças aprendem a economizar dinheiro

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Fotos: Instituto Educacional Emmanuel
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