A união entre escola e família

Por SOMOS Educação

A sensação de pertencimento é fundamental em todas as fases da vida, especialmente na infância. Nesse sentido, a família representa o núcleo social primário, ou seja, a formação inicial de laço afetivo com o outro.  E se a partir dela, entendemos que a experiência humana só é legítima quando compartilhada, promover relações solidárias e valores coletivos construtivos, inclusive durante toda a vida escolar, é imprescindível. Foi com esse propósito que o Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara, de Piratininga (SP), realizou, em 2018, a sua grande Festa da Família, com o tema “Minha Família é um Show”. O evento promoveu a interação entre a comunidade escolar e os familiares dos alunos, além de explorar toda diversidade do conceito de família.

“É muito importante que a escola crie momentos de reflexão, de parceria e aproximação com a família de seus alunos, para que eles se sintam acolhidos e se desenvolvam intelectual, social e moralmente”, explica Clerian Pereira, educadora do colégio. “Família significa amor, que interpretamos como sinônimo de carinho e de atenção. Traduz-se em estarmos juntos e dividirmos momentos alegres e tristes, enfim… trata-se de cuidar uns dos outros”, complementa.

Atividades para toda a família

Da educação infantil ao ensino fundamental, as atividades desse dia mais que especial foram embaladas por muita música, especialmente as que destacam a valorização das famílias e que, com suas melodias e letras, ajudam a promover vínculos afetivos. Para a professora Renata Delfino, a música “demonstra emoções e sentimentos que nos levam a refletir sobre o cotidiano”. Envolvidos por essa onda musical, em parceria com as famílias, o Colégio promoveu um divertido show de talentos, com cantoria, dança e muita disposição.


A festa da família também destacou espaço para papais e mamães explorarem seus talentos nas artes. Já no espaço “Família Gourmet”, as mães dos alunos do 1º ano prepararam feijão e demonstraram seus dotes culinários. Os pais artesões do 5º ano trouxeram seus trabalhos manuais que foram contemplados na exposição “Mãos Talentosas”.


Para celebrar a importância de diferentes histórias e experiências, o evento ainda contou com a distribuição de livros no pátio do colégio e com um corredor sensorial, que estimulou bastante a sensibilidade. “Foi uma forma de fazer perceber que a vida é tão linda e, muitas vezes, não nos damos conta do que temos ao nosso redor como sons, cheiros e gostos”, destacou a professora Patrícia Gomes.

Como fazer na minha escola:

– Elaborar um evento de integração entre escola e família dos alunos é uma excelente estratégia de união.

– Promova diferentes atividades, envolvendo música, artesanato, gastronomia e o que mais idealizarem.

– O evento deve ser organizado em total parceria com os pais, desenvolvendo uma aliança responsável, que é fundamental na formação do indivíduo.

– Construa propostas pedagógicas que estejam alinhadas com os valores dos familiares. É importante que as atividades sejam elaboradas com a visão e o acompanhamento deles.

Para ver outros projetos de destaque na educação navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove e incentiva a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7

Fotos: Colégio Dom Hélder Câmara

 

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *