Acampamento no Pampa

Por: Somos Educação

Se tem uma coisa que criança faz bem é trabalhar a imaginação. Através desse sentido é possível se transportar para muitas situações e também criar coisas. O Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara, de São Gonçalo – RJ, por exemplo, usou a imaginação para desenvolver o projeto “Acampamento no Pampa”. Quem se beneficiou com isso foram os alunos da Educação Infantil.

A atividade fez com que as crianças vivenciassem parte do conteúdo que foi explicado em sala. Sendo assim, como o Pampa é uma das áreas de campos temperados mais importantes do planeta, os alunos participaram de um acampamento para aprender mais sobre o tema.

Conhecendo o Pampa

O Acampamento no Pampa foi realizado em dois dias. No primeiro, os alunos cuidaram da organização da sala. Montaram as barracas e fizeram uma fogueira para o churrasco de Marshmallow. Também levaram lanches feitos em casa, para fazerem um piquenique.

No segundo dia, eles tiveram a visita de uma pessoa muito especial, como revela Fabricia Paula Scarpa, coordenadora do colégio. “Uma mãe gaúcha de uma aluna foi até o nosso acampamento contar sua história de vida na região Sul. Falou dos costumes, da bebida chimarrão e de outras tradições. Os alunos puderam degustar e conhecer o gosto da bebida e suas características”.

 

Alunos participando do acampamento

 

Além da diversão de estarem num acampamento, os alunos aprenderam sobre agricultura e pecuária, atividades econômicas desenvolvidas na região do Pampa. De forma descontraída, a professora falou também da expansão das pastagens e dos campos de cultivo, que são os principais responsáveis pelo desmatamento e degradação desse bioma.

 

Acampamento no Pampa

 

Com um acampamento dentro da sala de aula, claro que os alunos não queriam que a atividade chegasse ao fim. “Nós falamos do Pampa e fizemos, de forma lúdica, que eles entendessem a região. Foi uma experiência muito rica, na qual os alunos pediram que tivéssemos mais dias como esses”, finaliza Fabricia Paula Scarpa, coordenadora do Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara.

Como fazer na minha escola:

– Escolha um tema para ser trabalhado no acampamento;

– Peça para que os alunos levem objetos para sala de aula (barracas, cobertores e lanternas);

– No primeiro dia da atividade, organize a sala de aula. Monte as barracas e cuide dos outros objetos;

– No segundo dia, fale sobre o objetivo do acampamento, faça com que todos vivenciem o local escolhido;

– Convide alguém que possa falar sobre a região escolhida.

 

Para ver outros projetos de destaque na educação navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove e incentiva a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7.

Fotos: Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *