Jovens escritores: projeto estimula produção literária

Por SOMOS Educação

Da contação de histórias para a produção do próprio livro. Essa foi a transformação proposta pelo Colégio Ateneu, de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, e que mobilizou alunos de toda a escola, desde a educação infantil até o ensino médio.

A iniciativa se originou na conclusão de um projeto anterior, chamado “Contação de Histórias”, em que pais contaram histórias para as salas de seus filhos. O objetivo era estimular a leitura, mas também acabou gerando a necessidade de motivar a escrita dos estudantes.

“Foi daí que surgiu a ideia de incentivar cada série a produzir a sua própria obra literária, de forma que os alunos não só melhorassem a escrita, como também compreendessem todo o complexo e difícil processo de transformar a produção em um livro como os que compramos nas livrarias”, explica a diretora do colégio, Maria Lúcia Sturari Poletti.

Alunos, autores e artistas 
Livro produzido pelo 5º ano.

Em cada classe, os temas foram propostos pelos professores. Com o auxílio deles, os alunos receberam a missão de criar, roteirizar e redigir um livro. Um cronograma foi estabelecido para que toda a produção ficasse pronta para um grande evento que marcaria o lançamento das obras.

“Durante o desenvolvimento de todo o projeto ocorreram alguns imprevistos, mas, ao final, tudo deu certo. O evento que marcou o lançamento dos livros dos alunos foi inesquecível, um momento cultural único!”, destaca Poletti.

Além da noite de autógrafos dos alunos escritores, o evento teve exposição de trabalhos artísticos dos alunos, com telas e esculturas, e até uma orquestra de violão, também formada pelos estudantes, que abrilhantou ainda mais a conclusão desse cativante projeto. “Foi um belo trabalho que envolveu toda a escola e que deve se tornar parte do calendário cultural do nosso colégio, como um grande diferencial”, afirma a diretora do Ateneu.

Como fazer na minha escola

O trabalho envolve todas as classes, desde a educação infantil até o ensino médio. Professores pr

Produções literárias do EM.

opõem um tema para cada série, e auxiliam na coordenação do trabalho de criação, roteirização, redação e edição dos livros que serão produzidos pelos alunos.

 

Além dos livros, os estudantes podem ser incentivados à produção artística e musical, que rechearão a grande noite de lançamento e autógrafo das obras literárias.

Pais e responsáveis, além dos envolvidos em todo o projeto são os convidados do evento, de forma que a data se torne inesquecível para os estudantes.

Fotos: Colégio Ateneu
Compartilhe nas suas redes

3 comentários em “Jovens escritores: projeto estimula produção literária

  • 24 de setembro de 2017 em 21:18
    Permalink

    São iniciativas como essa que permitem afirmar que o potencial do nosso sistema de ensino vir a se nivelar com os melhores do mundo. Basta dedicação, competência e amor pela educação.
    Parabéns a todos os envolvidos e, em especial, à diretora Maria Lúcia, exemplo de professora e educadora.

    Resposta
  • 4 de outubro de 2017 em 23:31
    Permalink

    No Educandario do Helder Pessoa Camara, em Ouricuri PE, foi realizado um projeto semelhante a esse no 1°ano series iniciais. Era minha turma. Um trabalho que marcou a minha vida e a das crianças e pais. Livros, fotos… peça teatral. Uma maravilha. As crianças despertaram para leitura e a escrita de forma acelerada…..amanizou os conflitos e os resultados foram surpreendentes.

    Sempre falo: A Pedagogia de P
    rojeto é a respiraçao da escola

    Resposta
  • 26 de abril de 2018 em 17:13
    Permalink

    Parabéns pelo lindo Projeto! É incentivando assim nossos alunos que os tornaremos melhores leitores e excelentes escritores! Em nossa escola tb desenvolvemos este Projeto e já colhemos muitos resultados positivos! Já editamos quatro livros de autoria dos nossos alunos, seguindo sempre o tema do Projeto anual, que após desenvolver todas as atividades anuais, finalizava com uma noite de autógrafos dos exemplares feitos e editados por uma gráfica, da coletânia de desenhos, poemas e narrativas de todos os alunos, do Infantil ao Fundamental II! Sempre foi um sucesso! Quero parabenizá-los tb pelo Proejto encantador!
    Abraços,
    Lidiane Marques de Souza Moraes
    Diretora Pedagógica
    Instituto Educacional Marques Moraes

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *