Aprendendo com música

Por SOMOS Educação

A arte é uma das ferramentas de transformação mais poderosas no âmbito educativo. O Colégio Villa Lobos, de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, dirigido por Carla Baldini, alia música e aprendizado em um dos seus projetos, descobrindo talentos e fazendo com que os alunos tenham prazer em participar das atividades.

Trata-se do projeto Bate Vila, que envolve percussão e expressão. Os alunos, do 4º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, utilizam instrumentos reciclados para realizar grandes músicas: as obras escolhidas são sempre estudadas e contextualizadas, desenvolvendo o hábito musical nos estudantes.

Idealizado pela coordenadora Mandica Issy e pela professora Karina Almeida, desde 2012 o projeto perpassa por vários estilos musicais: do MPB ao Rock. “O cuidado com o repertório é extremo, os alunos são conhecidos pela diversidade de grandes da música como Raul Seixas, Caetano Veloso, 14 Bis e muitos outros”, revela Mandica.

Música, harmonia e diálogo

Ainda de acordo com a coordenadora do colégio, o grupo realiza um trabalho importante, que é inclusive exigido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em relação à empatia, colaboração, comunicação e repertório cultural. “Ao se fazer música, uma batida depende da outra, e, a partir dessa interdependência, tornam-se fundamentais a harmonia, a sincronia, o diálogo, o conhecimento da obra e a cooperação um com o outro para que atinjam um resultado”, explica a professora Karina.

Anualmente, o projeto desperta a curiosidade de pais e de outros alunos pelo ritmo e energia. “Aqui, a criança e o adolescente entendem que a diversão vem de maneira saudável e muito rica”, conclui Mandica.

Como fazer na minha escola:

– Os professores ligados à arte ou com alguma habilidade musical podem reunir um grupo e começar a trabalhar os ritmos e expressões;

– Utilizar instrumentos musicais reciclados;

– Preparar um repertório musical diverso e também alinhado aos gostos da meninada.

Para ver outros projetos de destaque na educação navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove e incentiva a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7

Fotos: Colégio Villa Lobos
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *