Bambolina: alunos adotam boneca de livro infantil
Por SOMOS Educação
Logo que chegou ao colégio, ela foi acolhida e abraçada pelos alunos da educação infantil. Com ela, os pequenos puderam aprender e viver valores importantes que formam as relações humanas. Ela, no caso, é Bambolina, uma boneca de pano utilizada pelo Instituto Educacional Emmanuel, de Cajamar (SP), para introduzir o tema aos jovens em seus primeiros anos escolares.
A coordenadora da escola, Paula Graciela Souza de Santana, conta de onde veio a ideia.
“O projeto nasceu especialmente para a educação infantil. Nesse ano, definimos como tema do sistema as relações humanas e dar vida à Bambolina foi a ferramenta que achamos para trabalhar o assunto de forma significativa com os pequenos”, explica a coordenadora.
A boneca de pano foi originada em uma história contada pelo autor italiano Michele Iacocca, no livro “As Aventuras de Bambolina”. Na obra, tudo corria bem em sua vida, a boneca passa por diversos lugares até o dia em que, de repente, é descartada, jogada pra lá e pra cá, sem carinho, sem casa.
“Dessa história, lançamos o desafio para os nossos pequenos alunos: quem vai querer a Bambolina? Nós da escola Emmanuel! Então, adotamos e estamos cuidando dela com muito amor e carinho”, diz Santana, que dá mais detalhes: “o foco é ensinar a Bambolina os hábitos e regras e, principalmente, dar todo o cuidado e afetividade a ela. Através do lúdico, damos vida a boneca e entramos juntamente com as crianças no mundo do faz de conta”.

A boneca Bambolina está na escola desde o primeiro semestre, e em cada dia, uma sala fica responsável por cuidar dela, o que é esperado com muita ansiedade pelos pequenos. Ao final de cada dia, Bambolina é devolvida em seu lugar, um cantinho de descanso. Sua rotina inclui atividades diárias como as refeições (café da manhã, almoço e lanche da tarde), a recreação, a hora do soninho, das brincadeiras e de outras atividades como o teatro, as rodas de música e de histórias.
No rol de tarefas da Bambolina também está o acompanhamento dos projetos dados em sala de aula, as datas comemorativas e tudo o que é proposto para os alunos da educação infantil.

Assim como os pequenos estudantes, a boneca também está suscetível aos machucados. “Como é feita de pano e é muito manuseada pelas crianças – está sempre em movimento, transitando entre as salas, vez ou outra precisa passar por remendos e costuras, o que é tratado com normalidade pelos alunos. Eles dizem que ela foi ao Pronto Socorro, assim como eles vão quando se ferem”, revela a coordenadora da escola.
Para Paula Graciela Souza de Santana, Bambolina trouxe muito mais que o esperado para os alunos do colégio. “É lindo e gostoso de ver o quanto eles cuidam da boneca e, sucessivamente, cuidam de si e do outro. O projeto tem superado nossas expectativas, pois vê-los com esse olhar cuidadoso para a boneca e para o outro nos motiva e nos encanta! Mostra que estamos no caminho e que há sempre o melhor dentro de cada um, principalmente nas interações humanas”, celebra a coordenadora da escola.
Como fazer na minha escola
O primeiro passo é adquirir o livro “As Aventuras de Bambolina” e a boneca.
Depois, é preciso elaborar uma estratégia para a chegada da boneca. A escola optou em tocar a campainha e com os alunos da educação infantil próximos a ela fazer um suspense, com Bambolina dentro de uma caixa de madeira. Ao recepciona-la, a professora com os alunos abre a caixa e conta a história da boneca.
A próxima etapa é convidar os alunos a cuidar da Bambolina, o que certamente será aceito pelos pequenos.
Cada dia uma sala é responsável em cuidar da Bambolina. Para organizar melhor, é interessante fazer um cronograma, já que todos querem ficar todos os dias com a boneca. Para ajudar nessa divisão, o Instituto Educacional Emmanuel mostra como definiu: segunda – minimaternal; terça – maternal II; quarta – jardim I; quinta – jardim II; e sexta – pré.
Foto: Instituto Educacional Emmanuel
Parabéns pelo projeto! Trabalho na escola e vejo a bambolina super bem acolhida pelos alunos e passeando por todos os espaços da escola!
Que maravilha!!Pura ludicidade!! Encantada!! Parabéns!!
Bom artigo, pena que eu não tenho pique para criar e escrever um blog direito rs
eu posso fazer essa mesma atividade na minha escola?
Pode e deve, Adalgiza! A ideia do blog é justamente compartilhar boas práticas entre as escolas. Não esquece de nos enviar o resultado também, viu? 🙂
Que bom seria se todos os sites fossem tão bons quanto esse. Eu não perderia tanto tempo procurando por informações. Abraço e sucesso
Excelente artigo! Já visitei o seu blog outras vezes, porém nunca
tinha escrito um comentário. Pus seu blog
nos meus favoritos para que eu não perca nenhuma atualização.
Grande abraço!
Excelente ideia!!! Muito criativo e de grande valia. Farei uma Bambolina e contarei a história para minhas crianças.
Patrícia, faça mesmo! A gente adorou por aqui também. Se suas crianças também amarem, registre o encanto dela e envie para gente compartilhar aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSenAoHCHMOA3ApIzRzChBdFc8GiZ9w6mPSamlri_sCUSUwmQQ/viewform
Beijo! 🙂