Café com literatura e muita poesia

Por SOMOS Educação

A riqueza da literatura nacional é um prato cheio para que os estudantes desenvolvam a capacidade leitora e criativa. Isso, através das obras de nossos escritores. No Instituto Educacional Emmanuel, de Cajamar (SP), foi essa a prática usada com os alunos do Ensino Fundamental II, no projeto Café Literário.

“Para aproximar os alunos dos escritores, foram realizadas muitas pesquisas. Assim, cada estudante apresentava para a classe os resultados de suas buscas, compartilhando conhecimento”, diz a professora Luciana Barbosa, responsável pelo projeto.

Projeto teve literatura e muita poesia
Projeto contou com literatura e muita poesia

Literatura em poesia

Depois das apresentações das pesquisas, os alunos passaram a elaborar suas próprias poesias. Para isso, cada turma pensou em um foco. Os alunos do 6º ano elaboraram poemas para os alunos do 9º ano, uma vez que os mesmos não estudarão mais no colégio, que só possui o Ensino Fundamental.

“Os alunos se envolveram muito nessa apresentação. Além de escreverem um poema aos alunos do 9º ano também entregaram a eles como lembrança um chaveiro com uma foto de toda a turma”, destaca a professora.

Por sua vez, os alunos do 7º ano ficaram responsáveis por pesquisar vários escritores. Mais que pesquisar, eles apresentaram a respectiva biografia, juntamente com a obra mais conhecida.

Os alunos do 8º ano, então, escreveram poemas para os alunos e funcionários da escola. O intuito era retribuir todo o carinho transmitido por eles no decorrer do ano letivo. Os poemas foram escritos em cartões e entregues no dia da apresentação do projeto.

Professores também receberam homenagens

Para os alunos do 9º ano, coube a homenagem aos professores. Para isso, os estudantes elaboraram poemas. Além disso, eles também se organizaram para apresentar uma música de despedida da escola. Os professores ainda foram convidados a participar do projeto com declamações e apresentações.

Pais participam com comes e bebes

Para representar o nome do projeto, “Café Literário”, no dia da apresentação, os pais dos alunos prepararam um café com diversos comes e bebes. Isso aproximou ainda mais alunos e pais ao projeto.

Recepção no Café Literário
Recepção na apresentação do Café Literário

No dia da apresentação, os alunos socializaram toda a exposição dos poemas elaborados por eles no salão de eventos da escola. “Os estudantes declamaram os poemas, com o acompanhamento do aluno Guilherme Menino, do sexto ano, ao violino. Os professores também se apresentaram e o evento terminou lindamente, com todos desfrutando dos comes e bebes”, diz Luciana.

A professora celebra o sucesso de mais esse projeto da escola. “Com o Café Literário, os estudantes desenvolveram mais a capacidade leitora e criativa. Mais do que isso, tiveram a oportunidade de viver momentos únicos de magia e de encantamento.”

Como fazer em minha escola:

– Para que o projeto seja bem sucedido, é preciso que os alunos sejam sensibilizados através de obras de grandes poetas;

– Uma pesquisa sobre os autores é fundamental. Assim, os alunos sentem-se capazes de escrever seus próprios poemas;

– Como poema também é visual, os alunos podem apresenta-los de diferentes formas. Estimule a criatividade;

– Certamente, a socialização com a turma é outro item muito importante;

– Pais e professores podem e devem igualmente estar inseridos no projeto.

Estudantes no projeto Café Literário
Alunos no projeto Café Literário

Quer ver outros projetos de destaque na educação? Navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7.

Fotos: Instituto Educacional Emmanuel
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *