Você é um professor proativo?

Por O Líder em Mim

Pense sobre o desafio mais recente que você enfrentou na escola. Como você lidou com isso? Você foi proativo ou reativo? Você olhou todos os ângulos do problema? Como você tratou as pessoas envolvidas?

Agora, pense em uma situação que poderia ocorrer, em especial, alguma que teste sua intenção de permanecer calmo, depois imagine a emoção que você está sentindo: raiva, medo, constrangimento ou cansaço. O que você vai fazer no calor do momento?

Aqui estão algumas coisas para reforçar e manter uma mentalidade proativa em situações complicadas:

O que você diz importa

As palavras de um professor carregam um peso significativo. Elas podem elevar, ferir ou até destruir. Então, observe cada situação desafiadora como uma oportunidade para um comportamento proativo, em especial na escolha das palavras. Como você poderia comunicar o valor e o potencial de cada criança, pai ou colega, mesmo quando eles precisam de uma bronca? Antes de falar, espere alguns segundos e pense sobre o que você gostaria de dizer, para que suas palavras tenham realmente o significado que você espera.

Procure primeiro compreender, depois ser compreendido

Quantas vezes você reagiu ao que pensou que era a realidade, apenas para descobrir mais tarde que a verdadeira circunstância era muito diferente? Dá próxima vez, tenha uma atitude proativa, faça algumas perguntas esclarecedoras para lidar melhor com o que está acontecendo e o que realmente está em jogo para todos os envolvidos. Alguns exemplos de perguntas esclarecedoras:

Há mais alguma coisa sobre essa situação que eu deveria saber?

O que levou a essa situação?

Há mais alguém envolvido na situação que eu não saiba?

Faça um balanço da sua participação na situação: ela pode ter acontecido por algo que você fez ou ser sua responsabilidade?

Se sim, como você abordará essa responsabilidade de forma que os outros saibam que você está pronto para reivindicar e solucionar sua parcela do problema?

Como professor, você está na sala de aula para amar, ensinar e desenvolver seus estudantes. No calor das situações complicadas, pode ser muito benéfico para você deixar claro suas intenções, assim como qual é o objetivo em mente que você tem com a resolução do problema. Na verdade, você e os demais saem ganhando ao parar para esclarecer o resultado pretendido e seu papel na realização.

Criar sinergia e resolver o problema juntos com outros envolvidos, é melhor.

Se você permanece em uma posição autoritária sobre uma pessoa em uma situação, corre o risco de ter um adversário no lugar de um parceiro. Pense nos demais envolvidos no problema e saiba que eles possuem diferentes perspectivas sobre a situação. Em vez de colocar-se contra eles, coloque-se no lugar deles e trabalhem como um time com o mesmo problema para resolver.

O resultado que queremos em qualquer situação de tensão é resolver o problema. Então, vamos aprender a ver os desafios como oportunidades para modelar o comportamento proativo. Isso pode ser uma mudança significativa de paradigma, que permitirá fortalecer as relações e afirmar o valor dos outros enquanto solucionamos um problema.

Matéria original aqui.

Foto: Shutterstock
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