Conhecendo as PANCs

Por: Somos Educação

Você sabe o que são as PANCs? São Plantas Alimentícias Não-Convencionais como feijão-borboleta, erva-jabuti ou beldroega. Elas são consideradas daninhas em algumas regiões do país. Geralmente, nascem de forma espontânea em quintais e terrenos baldios. O tema fez parte da disciplina de Ciências e, para apresenta-lo aos alunos do Ensino Fundamental II, o Colégio Educar de Ervalia, de Ervália – MG, criou o projeto “Desvendando o mundo das PANCs”.

Na atividade, os estudantes tiveram que aguçar o faro investigativo e realizar pesquisar sobre o universo das PANCs. “Como o conteúdo que trabalhamos versava sobre o mundo vegetal, eles foram estimulados a conhecer mais sobre a importância das plantas no nosso dia a dia”, explica Matheus José, professor de Ciências e idealizador do projeto.

PANCs na sala de aula

Em um primeiro momento, essas plantas específicas foram apresentadas aos alunos. Elas são desconhecidas por grande parte da população, mas compõem a alimentação de muita gente. Além disso, as PANC’s constituem uma diversidade alimentar rica em nutrientes importantes para o organismo.

Pesquisa feita pelos alunos sobre as PANCs

Após discutir sobre o tema, a turma foi dividida em quatro grupos. Cada um ficou responsável por pesquisar uma PANC presente no contexto da cidade de Ervália-MG. E em um ambiente investigativo, os grupos começaram a trabalhar sobre este grupo de plantas.

“Os estudantes conversaram com os seus familiares para compreender quais PANCs eram consumidas pela família ou por povos da região. A partir dessas pesquisas, eles chegaram a quatro PANcs importantes: ora-pro-nóbis, açafrão, serralha e dente de leão”, destaca o professor.

Feito todo o ciclo de pesquisa, os alunos apresentaram seus resultados para a escola e explicaram a importância das PANCs mencionadas. Além disso, eles também trouxeram uma receita no qual todos puderam experimentar.

Alunos participando da atividade

Com a finalização do projeto, os estudantes perceberam a importância de se articular os conteúdos abordados na escola com situações da vida cotidiana. “Eles se entregaram à atividade. Começaram a estabelecer novas conexões, percebendo a importância desses conhecimentos. O projeto possibilitou a troca de experiências e resultou na interação dos estudantes em busca de mais informações sobre as PANCs e a alimentação humana”, finaliza Matheus José.

Como fazer na minha escola

  • Estabelecer uma temática em parceria com os estudantes sobre o que pesquisar. Caso eles comecem a ter interesse pelo mundo vegetal, pode-se se apresentar algumas temáticas, tais como as PANCs, Plantas Exóticas, Plantas Carnívoras, Plantas Venenosas, dentre outros. Estes temas aguçam o conhecimento dos estudantes para os conceitos abordados;
  • Depois de escolher o tema, peça para que eles pesquisem sobre o assunto;
  • Após a pesquisa, os estudantes devem entrevistar seus familiares na busca por uma informações sobre o tema;
  • A turma deve ser dividida em quatro grupos e cada grupo escolher um subtema para ser apresentado. Em seguida, os grupos devem criar cartazes com os resultados encontrados;
  • Os alunos devem fazer uma apresentação com os resultados obtidos.

 

Para ver outros projetos de destaque na educação navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove e incentiva a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7.

Fotos: Colégio Educar de Ervalia
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *