Conhecendo as riquezas da linguagem e cultura hispânicas

Por SOMOS Educação

Ao entrar em contato com um idioma diferente da língua nativa, abre-se várias novas formas de ver o mundo, afinal, a linguagem molda as nossas percepções sobre a vida. No ambiente escolar, o jovem estudante aprende sobre a importância da comunicação no tatear das culturas, com todas as suas nuances e singularidades.

Para instigar essa conexão de linguagem e cultura com os alunos da Escola Construindo o 2000, de Nazaré da Mata (PE), os professores de Espanhol da instituição criaram o projeto “Camiños del mundo hispánico: las producciones culturales en lengua española” (em tradução livre: “Caminhos do mundo hispânico: as produções culturais em língua espanhola”).

“Pelo fato do Espanhol ser um dos idiomas mais falados do mundo – na América do Sul, por exemplo, o idioma é majoritário -, são amplas as possibilidades de interligação com outras nacionalidades, ricas em história e costumes”, ressalta Jean Brito, representante da Escola Construindo o 2000.

Mais cultura, mais diversão

O projeto foi desenvolvido com as turmas do 6º ano A e B do Ensino Fundamental II. Em classe, durante um período de dois meses, foram trabalhados os seguintes conteúdos na língua hispânica: Calendário (dias da semana, meses do ano, estações) e Alimentos (bebidas, verduras e legumes).


O principal objetivo da atividade era fazer com que os alunos assimilassem conteúdos no idioma espanhol de maneira descontraída. Divididos em grupos para uma “disputa” divertidíssima, os estudantes organizaram até gritos de guerra e cartazes referentes às estações do ano. Além disso, para ganhar pontos na dinâmica, montaram diálogos e pesquisaram músicas, poemas e trava-línguas de acordo com as temáticas discutidas em classe.

Com muita animação e um pouco de ansiedade, os alunos apresentaram dramatizações, música ao vivo e suas respectivas pesquisas referentes à cultura hispânica. De acordo com Jean, as aulas espanholas tornaram-se “um momento prazeroso e de muita curiosidade, questionamentos e grandes risadas”.

A dinâmica ainda contou com provas envolvendo os cinco sentidos, agilidade, concentração e adrenalina. No maior estilo “passa ou repassa”, quem errava tinha que pagar uma prenda (desde recitar um poema de Pablo Neruda a levar torta na cara). “O que costuma ser algo limitado ao livro didático, passou então a ser espaço de liberdade, protagonismo e diversão”, conclui Jean.

Como fazer na minha escola?

– Trabalhar em classe os respectivos conteúdos e, em seguida, pedir para que os alunos confeccionem materiais criativos referentes ao que aprenderam.

– Pesquisar, juntamente com os alunos, sobre múltiplos aspectos da cultura hispânica.

– Pensar em dinâmicas e nas respectivas prendas a se pagarem, para tornar a atividade mais divertida.

– Programar um dia para a aula-diversão.

Para ver outros projetos de destaque na educação navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove e incentiva a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7

Fotos: Escola Construindo o 2000

 

Compartilhe nas suas redes

Um comentário em “Conhecendo as riquezas da linguagem e cultura hispânicas

  • 28 de fevereiro de 2019 em 07:58
    Permalink

    Achei muito criativas e produtivas as atividades realizadas com esses alunos, na verdade amei! Sou professora de espanhol aqui em Limeira, interior de S.Paulo, no colégio privado Núcleo Educacional Sao Francisco e tbm estou realizando uma atividade diferente com os alunos dos 3 sextos anos, com o objetivo de despertar o interesse pela língua e tbm mostrar as semelhanças e diferenças entre o alfabeto das 2 línguas, já que o material didático trabalha o Alfabeto espanhol logo na primeira unidade. É uma espécie de caça ao tesouro: pedi a eles que fossem procurando em suas casas produtos de qquer tipo, cujas embalagens apresentassem instruçoes ou ingredientes escritos em espanhol (título: ¿Dónde encontramos el idioma español en nuestro cotidiano?) e fossem guardando, sendo que em uma aula específica já pré-determinada, vamos elaborar cartazes com esses rótulos ou partes das embalagens, atividade esta que será realizada no pátio do colégio e, durante a qual, vamos abordar os aspectos de gramática e fonética.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *