Criança feliz, sociedade mais solidária

Por SOMOS Educação

O sorriso de uma criança é o prelúdio de uma vida mais esperançosa para todos. Foi pensando nessa realidade que o Instituto Educacional Marques Moraes, de Jacareí, no interior de São Paulo, realizou o projeto “Faça uma criança feliz”.

O projeto contou com a parceria de toda a comunidade escolar e a comunidade local, junto à associação dos moradores do bairro Jardim Flórida. O evento acolheu crianças carentes no entorno do bairro para tornar o dia delas mais alegre. Teve muitas brincadeiras, comidinhas e oficinas, entre outras atrações.

A ação social foi possível, principalmente, com o empenho dos alunos. O Instituto promoveu uma rifa e, com o valor arrecadado nas vendas, viabilizou-se a compra de presentes para as cinquenta crianças carentes moradoras da região.

“O nosso principal objetivo foi promover a solidariedade e desenvolver valores fundamentais para a formação dos nossos alunos”, revela a gestora da escola, Lidiane Marques de Souza Moraes.

Dia feliz e repleto de atividades

A festa para as crianças aconteceu na Praça Kennedy e teve como destaque gastronômico bolos gigantes, feitos por várias mãos. Isso porque eles foram preparados em parceria com as famílias a partir das doações de ingredientes para recheio, cobertura e forma de bolo. Foi tanta ajuda que as guloseimas ficaram realmente enormes, teve bolo com mais de três metros de largura para toda a comunidade e outro com um metro que foi oferecido no dia da festa!

“A aula de culinária rendeu para os alunos e para os professores, que cuidaram do recheio e da cobertura dos bolos. Foi um empenho e tanto”, destaca Lidiane.

O belíssimo evento ainda contou com brinquedões, oficinas interativas de games e diversas atividades, entre elas desenho de pintura facial e leitura de histórias em quadrinhos, tudo com a iniciativa dos alunos.

Além de promover um dia diferente e de pura felicidade para crianças carentes da região, o evento também estimulou o espírito de empreender dos jovens estudantes, por meio de atividades diversificadas teóricas e práticas junto à sociedade, o que contribuiu para outro projeto do colégio, o chamado Empreendedorismo Rentável. “Um dia inesquecível para todos os envolvidos”, comemora Lidiane.

Como fazer na minha escola:

– O primeiro passo é firmar uma parceria com a comunidade local, pois é papel da escola integrar seus alunos ao meio com o objetivo de somar valores tão importantes na formação do indivíduo;

– Ao promover o projeto em comemoração para o Dia das Crianças, em outubro, o planejamento deve ter uma antecedência de, pelo menos, um mês.

– Levantar uma rifa para que todos (alunos, professores e familiares) se envolvam. O valor arrecadado servirá para comprar os presentes às crianças carentes do bairro.

– Solicitar a participação das famílias e da comunidade local para doações de ingredientes dos bolos. A preparação deve ser feita na aula de culinária. Aqui vale uma dica: o recheio pode ser feito de chantininho – chantilly com leite em pó – por ser mais fácil e por não estragar.

– Por fim, planejar, junto com os alunos, oficinas interativas, gincanas e brincadeiras para o dia da festa.

Para ver outros projetos de destaque na educação navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove e incentiva a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7

Fotos: Instituto Educacional Marques Moraes

 

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *