4 dicas preciosas para captar e reter alunos

Por SOMOS Educação

Não há dúvidas de que hoje, um dos grandes desafios de qualquer instituição de ensino é captar e reter alunos.

Essa tarefa tem sido cada vez mais complicada e isso passa tanto pelo cenário macroeconômico de crise, com muitos pais desempregados ou com alguma restrição financeira mais grave do que o habitual, quanto pela maior concorrência, seja pelo maior número de escolas, seja pela oferta de valores mensais abaixo dos praticados pela maior parte do mercado.

Soma-se ainda o fato de faltar conhecimento para muitos gestores e, assim, o desafio ganha proporções ainda maiores. “Quando falamos em captação de alunos ou ‘período de matrículas’, é normal pensarmos primeiro em alunos novos. Mas, na realidade, essa captação começa logo no primeiro dia de aula, com o empenho em reter os alunos que já estão na escola, além de trazer novos estudantes”, diz Manuela Altoé, responsável pelo setor de marketing e captação das escolas próprias da SOMOS Educação.

Para vencer o desafio, a especialista revela ser fundamental conhecer não só o que se faz, mas também o que tem feito a concorrência.

“É valioso saber o que os concorrentes oferecem como proposta pedagógica, o que reconhecem como diferencial, bem como saber os preços que praticam. O mesmo vale para a escola onde você atua. Parece simples, mas se você perguntar a três pessoas da mesma escola sobre o diferencial oferecido é possível que escute respostas distintas”, afirma Manuela.

Buscar constantemente a opinião dos pais e alunos é outra ferramenta importantíssima no trabalho de retenção. “A base da estratégia para retenção de alunos está nessa identificação e melhoria da satisfação de pais e alunos. Nesse processo, ajuda muito fazer pesquisas e planos de ação que contemplam questões estruturais, de oferta de serviços e de equipe. A partir do momento em que se entende os principais pontos críticos na opinião de pais e alunos, é importante comunicar tanto as melhorias que estão sendo ou que já foram feitas tendo como base essas opiniões”.

4 dicas de captação e retenção de alunos

Para ajudar gestores escolares nessa grande missão de captar e reter alunos, a responsável pelo setor de marketing e captação das escolas próprias da Somos Educação deixa algumas dicas:

– Invista no treinamento do seu time de captação. É importante ser fluente sobre a oferta pedagógica da escola, sobre os sistemas utilizados nesse processo de captação, não cometer erros de língua portuguesa escrita ou oral. Enfim, prepare todas as equipes para que elas representem bem a sua escola;

– Tenha um bom sistema de cadastro de visitas e acompanhamento de atendimentos. Há no mercado diversas ferramentas que permitem entender o fluxo de visitas, a conversão e a curva de captação no tempo. Essas informações ajudam a tomar decisões importantes e seguir um próximo ciclo com dados ainda mais detalhados;

– Faça um material sobre a sua escola com informações claras, desde uma campanha de matrículas, o site até materiais de apoio. É importante que essas peças tenham uma identidade visual que representem verdadeiramente a sua instituição de ensino;

– Acompanhe o processo de captação diariamente. Dessa forma, terá uma boa ideia de como anda o ciclo e terá tempo de tomar eventuais providências.

Foto: Shutterstock
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Um comentário em “4 dicas preciosas para captar e reter alunos

  • 26 de abril de 2018 em 16:13
    Permalink

    Parabéns, dicas Importantes! Tb usamos da meritocracia rentável aos alunos que ao indicarem novos alunos recebem em dinheiro uma porcentagem! tem dado mto certo!

    Abraços,
    Lidiane Marques de Souza de Moraes
    Diretora Pedagógica

    Resposta

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