Diversão garantida: o aniversário do Seu Alfabeto

Por SOMOS Educação

Um projeto de leitura lúdico e interativo. Assim se dá o primeiro contato dos alunos da turma do Pré I com o alfabeto no Espaço Educativo Cirandinha, em Cachoeiras de Macacu, no Rio de Janeiro. Apelidado de “Aniversário do Seu Alfabeto”, a iniciativa conta a história do livro através de atividades em casa e na sala de aula.

Durante o ano letivo cada aluno levou consigo o livro “Aniversário do Seu Alfabeto”, juntamente com um bloco de registro e o boneco “Sr. Alfabeto” feito de tecido. Em casa, os pais contavam e registravam a semana da família com o convidado, enquanto a criança desenhava no bloco de registro o que levaria de presente para o aniversário do “Seu Alfabeto” caso fosse convidada.

Alfabetização divertida

Em sala de aula, cada aluno relatou como tinha sido sua semana com o convidado, enquanto a professora lia o relato da família para o grupo. Durante este mesmo período deu-se início à alfabetização: a cada semana uma letra do alfabeto foi apresentada e as crianças fizeram um trabalho de dobradura, colagem ou desenho, formando assim o alfabeto divertido.

Segundo a professora Denise Pereira Antonio, “os alunos e seus familiares amaram fazer parte desse projeto onde a família se reuniu para receber, cuidar e relatar a semana em que estiveram recebendo em suas casas esse ilustre convidado”. A professor esclarece que a escala dos alunos para acesso ao kit do projeto foi feita em ordem alfabética, já que todos os alunos estavam ansiosos por recepcionar o “Sr. Alfabeto”. Houve ocasiões em que a professora precisou explicar novamente a regra da vez, já que algumas crianças ficaram um pouco tristes com a demora em levar o “Sr. Alfabeto” para sua casa.

Festa e alegria

“No final de todo esse processo, tivemos na escola o ‘Aniversário do Seu Alfabeto’, explica a professora Denise. “Os alunos participaram de toda organização da festa. Cada um escolheu o que levaria para o aniversário. Eles pensaram com carinho, como se a festa fosse deles: tivemos bolo, bola, saquinho surpresa, pipoca, docinho, brigadeiro de colher, salgadinho, mini pizza, picolé, sorvete, suco, refrigerante, música, pula-pula e castelinho, além do painel e as bolsinhas ornamentadas com o Sr. Alfabeto e letrinhas onde levaram para casa o alfabeto divertido feito por eles e pela professora da turma. As crianças se divertiram muito.”

Como fazer na minha escola:

A escola precisa ter o livro “O aniversário – Projeto de Leitura”, visando o primeiro contato dos alunos da turma do Pré I com o alfabeto de uma forma lúdica.

Durante o ano cada aluno levou para casa o livro “O aniversário do Seu Alfabeto” juntamente com um bloco de registro e o boneco “Sr. Alfabeto” feito de tecido. Na ocasião, os responsáveis contavam e registravam a semana da família com o convidado e a criança desenhava o que levaria de presente para o aniversário do “Seu Alfabeto” caso fossem convidados.

O projeto pode ser apresentado em reunião de pais, ou com uma folha de apresentação e explicação no início do bloco. Inicia-se com a apresentação do boneco e sua história pela ordem alfabética do nome de cada criança. O mesmo deverá ser levado para casa, onde os familiares irão contar e relatar a semana da criança com seu convidado.

No decorrer do projeto, em sala de aula, o professor apresentará as letras do alfabeto fazendo com eles dobraduras, colagens e desenhos de algo que se inicia com a letra apresentada.

No final do projeto será organizada a festa de aniversário do “Seu Alfabeto”, ocaisão em que a professora enviará para casa os trabalhos que foram feitos com os alunos dentro de uma bolsa bem ornamentada com o tema da festa.

Para ver outros projetos de destaque na educação navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove e incentiva a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7

Fotos: Espaço Educativo Cirandinha
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *