Em filmes, alunos discutem danos ao meio ambiente

Por SOMOS Educação

O tema meio ambiente já faz parte da prática dentro das escolas. Porém, muitos conceitos aprendidos ficam, por vezes, preso ao papel e às anotações. Para fazer diferente e colocar os estudos dentro da realidade dos estudantes, o Colégio Inovação, de São Paulo, promoveu a sua “III Mostra de Curta-Metragens”. Nessa edição do projeto, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio produziram rápidos filmes com o tema danos ao meio ambiente.

O pontapé inicial do projeto foi dado com muito embasamento e conhecimento dado em sala de aula. Com o conteúdo, os alunos puderam receber o direcionamento necessário para, então, iniciarem o projeto de seus filmes.

Alunos viram produtores de filme em projeto
Alunos viram produtores de filme em projeto

Criatividade e conhecimento em filmes

Para que o projeto ganhasse vida, os alunos foram divididos em grupos. Cada grupo criou o roteiro, filmou e editou da forma que quisesse seu filme de curta duração. “A atividade estimulou a autonomia e a criatividade dos estudantes e, claro, a conscientização de um tema tão atual e necessário”, destacou Tássia Miranda, diretora pedagógica do colégio.

Meio ambiente foi tema dos vídeos
Meio ambiente foi tema dos vídeos

Para a diretora, “a ação norteou os alunos na busca pelo saber, sendo eles protagonistas por meio da pesquisa de campo e da produção de vídeos autorais”. A criatividade fluiu tanto entre os estudantes que o material produzido foi bem variado. Teve curtas-metragens no estilo vídeo-documentário, teve histórias de super-heróis, clipe no estilo musical de rap, entre outros tipos de vídeo.

Todo o trabalho foi coordenado pela professora de História, Samantha Duques. Nessa terceira edição, o projeto ficou ainda mais encorpado. A mostra ganhou maior proporção e para dar conta do evento de apresentação dos curtas, o Colégio Inovação firmou parceria com a Fábrica de Cultura da Vila Nova Cachoeirinha. Foi justamente ali que o projeto foi concluído, em um grande e memorável evento.

Mais de 200 pessoas estiveram presentes, entre comunidade escolar, familiares e visitantes. Todos puderam prestigiar os vídeos que, com muita criatividade, levaram conhecimento e conscientização sobre um tema tão relevante como é o meio ambiente.

Plateia lotada para prestigiar a Mostra
Plateia lotada para prestigiar a Mostra

Como fazer na minha escola:

– Defina um tema e ofereça o embasamento em sala de aula;

– Divida a sala em grupos e incentive que os alunos pesquisem mais sobre o assunto;

– Incentive a criatividade e auxilie dando os direcionamentos necessários;

– Conclua o projeto com um evento de exibição dos vídeos. Convide familiares e comunidade escolar para prestigiarem os trabalhos.

Apresentar modelos de curtas-metragens para que os alunos entendam o que é quais são as suas características – Apresentar aplicativos e programas para que saibam quais ferramentas utilizar – Escolher um tema e um professor engajado para desenvolver o projeto.

Para ver outros projetos de destaque na educação navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove e incentiva a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7

Fotos: Colégio Inovação
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *