Empreendedorismo e solidariedade

Por SOMOS Educação

O Instituto Educacional Marques Moraes, de Jacareí, no interior de São Paulo, já conhecido por suas iniciativas que integram educação e valores humanos, volta para o Blog. Dessa vez, compartilhou a ação “Páscoa Solidária”, realizada com alunos da Educação Infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio. Como não poderia ser diferente, a atividade buscou novas aprendizagens, destacando as inteligências múltiplas e emocionais.

“A ação é parte integrante do projeto ‘Fazer a Ponte’. Seu foco é a formação de pessoas e cidadãos cada vez mais cultos, autônomos, responsáveis e solidários. São pessoas democraticamente comprometidas na construção de um destino coletivo e de um projeto de sociedade que potenciem a afirmação das mais nobres e elevadas qualidades de cada ser humano. O objetivo é a formação de seres transformadores”, destaca a gestora da escola, Lidiane Marques de Souza Moraes.

Desde 2016, a escola trabalha com todos os segmentos o Projeto Empreendedorismo Rentável e Educação Financeira. Em 2017, o Instituto também inseriu o trabalho sócio cultural junto com a comunidade local do bairro Jardim Flórida. Desde então, juntas, escola, família e comunidade promovem eventos relacionados às datas comemorativas.

Equipe do Instituto Educacional Marques Moraes
Equipe do Instituto Educacional Marques Moraes

Nesse calendário, um evento marcante é a Feira do Conhecimento, com lindas apresentações dos alunos. “Há encenações de teatro, declamações poéticas, danças e músicas, além de exposição de barracas de artesanatos confeccionados por nossos alunos e deliciosas culinárias. Elas são vendidas e o dinheiro arrecadado volta para o Projeto Empreendedorismo. Tudo é revertido em prol dos próprios alunos, para custos de passeios, festas e formatura, entre outros. Mais do que isso, também é usado para a doação de presentes, brinquedos, cestas básicas, e outros materiais para a comunidade local”, explica Lidiane.

Solidariedade em festa

Uma das datas marcantes do projeto aconteceu em abril, quando o Instituto Educacional Marques Moraes realizou a festa da Páscoa Solidária. Na ocasião, alunos e professores prepararam um lindo evento sócio cultural, realizado na Praça Kennedy, próximo ao Instituto. Familiares dos estudantes e moradores da região prestigiaram as apresentações de peças de teatro com o tema “Valores”, além de danças, músicas e declamações poéticas.

Outro destaque da Páscoa Solidária foi a realização de uma roda de conversa com pais e alunos com o tema “Somos Todos Inclusão”. O diálogo foi conduzido pela psicóloga da escola, Cristiane, em companhia da gestora do instituto e de duas mães de alunos, sendo uma psicóloga e outra educadora. Para Lidiane, “foi um momento sensacional, com um diálogo motivador e encantador.”

Distribuição de chocolates

A Páscoa Solidária contou ainda com a distribuição de chocolates para 50 crianças da comunidade. O doce foi comprado com o dinheiro arrecadado na venda de rifas que envolveu alunos, professores e gestores da escola. “Foi uma festa maravilhosa”, faz questão de destacar Lidiane.

Alunos distribuem chocolates
Alunos distribuem chocolates

Em razão da mobilização na ação de arrecadação de dinheiro, a professora Sueli, de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, e o aluno Miguel, do 6º ano, foram destacados como os empreendedores do mês, por terem vendido o maior número de rifas.

A gestora do Instituto comemora os resultados: “estamos muito felizes e realizados com o projeto. Vimos que além da aprendizagem interdisciplinar dada a cada evento promovido, somamos valores empreendedores e ainda levamos cultura e lazer para a comunidade local.”

“Isso sim, é ‘EducAção!’ É transformar a aprendizagem em ação! Nossa escola tem sido referência no bairro e na cidade pelo lindo trabalho sócio cultural e também de ocupação de um espaço público próximo à escola, onde tem sido um ponto de encontro prazeroso a todos”, conclui Lidiane.

Estudantes celebram sucesso da atividade
Estudantes celebram sucesso da atividade

 

Como fazer na minha escola:

– Busque parceria com a comunidade local;

– Tente implantar o Empreendedorismo Rentável integrando família, escola e comunidade;

– Crie um livro Ata e registre como livro caixa: entrada e saída. Ensine sobre valores brutos, líquidos, porcentagens, etc;

– Desenvolva artesanatos e culinária para venda nas barracas no dia do evento;

– Vincule o Projeto às datas comemorativas e eventos da escola. Reúna, assim, ao longo do ano letivo, muitas atividades de cartazes, maquetes, vídeos (apresentação dos seminários, cordéis, entre outros);

– Por fim, nas aulas de música, teatro e dança, trabalhe os respectivos temas para serem apresentados nos eventos. Também promova gincanas, dinâmicas e oficinas interativas envolvendo escola, família e comunidade.

Para ver outros projetos de destaque na educação navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove e incentiva a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7

Fotos: Instituto Educacional Marques Moraes
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *