Encenação Medieval: teatro e história juntos para ensinar

Por SOMOS Educação

Já pensou em fazer os alunos viajarem no tempo e vivenciarem momentos marcantes da história? Pois é, foi isso o que a Escola Brito Elias, de Mesquita-RJ, fez, pelo segundo ano consecutivo. Através do projeto Encenação Medieval, a instituição uniu o teatro com o conteúdo ensinado na disciplina de história. O objetivo foi tornar os assuntos ministrados em sala de aula mais interessantes para os estudantes do Ensino Fundamental II.

Para o projeto, o tema escolhido pelo professor Fabio Borges foi “Idade Média”. Em três encenações, os alunos puderam vivenciar momentos do período medieval e entender os povos, as características dos grupos sociais e suas hierarquias.

Encenação dos alunos
Encenação Medieval no pátio da escola

Encenação na sala de aula

O projeto envolveu os alunos em três encenações. Para prepara-las, os estudantes tiveram 30 dias.

Na primeira apresentação, os estudantes representaram a pirâmide social medieval. “Nós dividimos a classe em três camadas: clero, nobres-vassalos e servos. Através das expressões corporais e faciais, os alunos viveram situações que representavam cada um dos grupos sociais da era medieval”, explica o professor Fabio Borges.

Na segunda encenação, os estudantes da Escola Brito Elias representaram um feudo medieval. Na atividade, destacaram as terras do senhor feudal, as funções militares dos vassalos e a situação dos servos. Por fim, os estudantes fizeram representação das cruzadas, com encenações do exército católico e do exército muçulmano, em um dos maiores conflitos militares-religiosos da Idade Média.

Para o professor Fábio, o envolvimento com o conteúdo foi geral. “Como resultado, o rendimento dos alunos na prova de história foi muito positivo. Mais do que isso, o projeto conseguiu mostrar que a história não é inerte e que está sempre em movimento;”

Representação das cruzadas
Representação das cruzadas
Alunos da Escola Brito Elias  na Encenação Medieval
Alunos da Escola Brito Elias na Encenação Medieval

Como fazer na minha escola

– Separe as turmas por apresentação. Defina quem irá representar o Clero, os Nobres e Servos. Escolha também quem irá compor o feudo medieval, quem serão os servos, vassalos e um aluno para ser o senhor feudal;

– Na divisão, defina os quem fará o exército católico e o exército muçulmano;

– Escolha um grupo de alunos para produzir uma bandeira católica e outra medieval;

– Produza um texto narrativo e destaque algumas características de cada grupo social representado. O professor será o narrador, enquanto os alunos farão as encenações coreografadas;

– Elabore quais tipos de movimentos (expressões corporais e faciais) os alunos podem fazer para representar seu grupo social;

– Ensaie os grupos individualmente e depois marque três ensaios com todos juntos para as cruzadas;

– Os figurinos podem ser desenvolvidos em TNT. Os objetos medievais são opcionais, mas podem ser confeccionadas com a interdisciplinaridade com o professor de arte.

Para ver outros projetos de destaque na educação navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove e incentiva a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7.

Fotos: Escola Brito Elias

 

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *