Escola não é prédio, escola são pessoas

Por SOMOS Educação

O Instituto Educacional Marques Moraes, de Jacareí, em São Paulo, criou uma proposta diferente para envolver alunos e seus familiares nas ações da escola. O objetivo do projeto foi trabalhar o conceito de empreendedorismo por meio das ferramentas de marketing. Intitulado “Escola não é prédio, escola são pessoas”, a ação teve como propósito inserir a participação dos alunos, pais e professores em três ações – as quais seriam divulgadas por meio das redes sociais – mostrando assim o trabalho desenvolvido na escola. O projeto iniciou-se no segundo semestre do ano, com o objetivo de marcar o início da campanha de matrículas para 2019.

Pelas redes sociais

Foi iniciada uma enquete com os alunos, que deveriam responder à seguinte pergunta: “Você é feliz em nossa escola, por quê?” A seguir os jovens precisavam apontar os três pontos mais fortes da instituição. Na sequência, foram convidados alguns alunos do Fundamental II e Ensino Médio para darem o seu depoimento. Nesta ocasião, um aluno criou o vídeo “Marketing da escola”.

O Marques Moraes fez ainda uma enquete com os pais sobre os pontos fortes e os pontos que precisavam ser melhorados. Por meio das redes sociais, os pais foram convidados a fazerem o marketing da escola, mostrando o porquê escolheram confiar seus filhos à instituição e, por fim, foi realizada uma enquete junto aos professores, com a pergunta: “Por que faço parte da família Marques Moraes e porque escolhi trabalhar aqui?”

Marketing e empreendedorismo

Após o resultado ser publicado nas redes sociais, por meio de fotos e vídeos, a escola fez o seguinte anúncio: os dez primeiros pais que publicassem e compartilhassem ao máximo a ação de marketing receberiam descontos promocionais para a rematrícula de 2019. Os alunos receberam pontuação de participação por desenvoltura, além de desenvolverem os objetivos rumo ao empreendedorismo. E, para os professores, aquele que tivesse a ação de marketing mais votada receberia um prêmio em espécie.

“Foi um belo projeto motivacional. Além de despertar o reconhecimento pelo lindo trabalho que a escola tem desenvolvido com alunos e professores. Como repercussão positiva, quase todos os alunos foram rematriculados para 2019. Na ocasião, a escola pode mensurar a satisfação e gratidão que os professores têm de participar do time Marques Moraes. Sinal de que a instituição está unida e empenhada por um trabalho em prol da Educação. Pois, como sempre dizemos, educar é plantar com sabedoria e colher com paciência”, relata a diretora Lidiane Marques de Souza Moraes.

Como fazer na minha escola:

O primeiro passo é desenvolver o “Projeto Empreendedorismo”, bem como seus objetivos. A seguir, desenvolver o “Gênero Propaganda e Marketing”, primeiro na teoria e depois na prática, por meio de cartazes, fotos e vídeos. Por fim, criar algo inovador, como, por exemplo, uma votação pela Internet para contar com a participação de todos.

Para ver outros projetos de destaque na educação navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove e incentiva a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7.

Fotos: Instituto Educacional Marques Moraes

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *