Estimulando a criatividade

Por SOMOS Educação

Que tal fazer os estudantes estimularem o raciocínio e a criatividade confeccionando jogos para aprenderem espanhol? É uma ótima ideia, né? Pois bem. A escola Emmanuel, de Cajamar – SP, não perdeu tempo e criou um projeto que valoriza esses princípios. Assim foi o “Jogando e Aprendendo”, ou melhor “Jugando y Aprendiendo”, como se pronuncia no idioma.

O projeto visa trabalhar de forma lúdica e didática os aspectos físicos, cognitivos, afetivos e o respeito pelos colegas na escola. A atividade surgiu durante o primeiro semestre de 2019. “O objetivo foi de inovar. Para isso, propus aos alunos do Fundamental II que criassem jogos de Espanhol para fixar o conteúdo. O desenvolvimento de coisas novas fazem com que eles aprendam mais e ampliem vários aspetos educacionais”, explica Cléber Neves, professor de Espanhol da escola Emmanuel.

Criatividade em sala de aula

A ideia foi fazer com que os estudantes criassem jogos através dos temas escolhidos pelo professor. Isso, com base no conteúdo aprendido na disciplina de Espanhol. E para aproveitar o tema sustentabilidade, trabalhado neste ano através do sistema de ensino, o professor Cléber pediu para que os jovens elaborassem os projetos com material reciclável.

Alunos da Escola Emmanuel na atividade Jogando e Aprendendo

“Foi dado mais ou menos 40 dias para que eles fizessem o projeto e apresentassem em sala para os colegas. Os demais alunos da escola também puderam prestigiar os trabalhos. O resultado foi fantástico! Eles puderam conhecer um pouco do que é reciclar, sua importância e também de que é possível ensinar e jogar com criatividade. Claro, tudo isso além do aprendizado do idioma espanhol”, ressalta Cléber.

Resumindo, quem participou do jogo viu como é divertido unir brincadeira e conteúdo. Acima de tudo, a atividade mostrou que não é preciso somente do papel para o aprendizado. Em outras palavras, existem outras formas de adquirir conhecimento. “Podemos dizer que o projeto foi um sucesso. Os alunos gostaram, melhoraram o rendimento na sala de aula e passaram a valorizar a Língua Espanhola”, finaliza Cléber Neves.

 

Jogos que surgiram através da criatividade dos alunos

Como fazer na minha escola:

– Selecione as turmas que vão participar da atividade;

– Escolha os temas que os alunos já aprenderam em aula para servirem como eixos dos jogos;

– Separe os alunos em grupos e distribua os temas;

– Oriente sobre a importância de relacionar a atividade com a disciplina de Espanhol. Aproveite também para destacar a valorização do trabalho em grupo;

– Deixe os alunos aproveitarem a magia de jogar, aprender e ensinar.

 

Para ver outros projetos de destaque na educação navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove e incentiva a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7.

Fotos: Escola Emmanuel
Compartilhe nas suas redes

2 comentários em “Estimulando a criatividade

  • 7 de novembro de 2019 em 13:14
    Permalink

    Muito feliz em realizar este trabalho com os alunos do Emmanuel.
    GRACIAS

    Resposta
  • 8 de novembro de 2019 em 13:42
    Permalink

    Parabéns Cléber pelo projeto, acompanhei de perto e vi o sucesso!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *