Ética e outros valores para o futuro

Por SOMOS Educação

Partindo da premissa que valores são como plantas e que devem ser desde cedo semeadas, o Centro Educacional Meta, de Orleans (SC), desenvolveu com seus alunos o Projeto “Somos Éticos – Semeando Valores para o Futuro”. A iniciativa teve como objetivo principal o desenvolvimento de ações que priorizem a reflexão sobre a ação de ser ético.

“Podemos definir ética como um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A equipe pedagógica do Centro Educacional Meta está ensinando aos seus alunos que ser ético é fazer o que é correto, pensar no próximo, agir de forma exemplar”, explica Elaine Fraga Trancozo, do Centro Educacional Meta.

No desenvolvimento do projeto, estão programadas palavras como gratidão, respeito, honestidade, solidariedade, responsabilidade, humildade, compreensão, justiça, fraternidade e ética. Os alunos aprendem o significado de cada uma, bem como as ações necessárias para que cada palavra e valor seja realmente válido, ou seja, posto em prática.

Valores para a vida

Para Elaine, a escola enquanto instituição de ensino tem por finalidade ensinar os conteúdos curriculares, além de fortalecer o vínculo entre a família, “ou seja, ensinar por meio do exemplo, os valores essências para a vida. A família educa, a escola ensina e fortalece a educação adotada no lar de cada aluno.”

Elaine ressalta que o projeto valoriza o que realmente tem valor, o amor ao próximo, o respeito, a gratidão, a humildade, a cooperação, tudo que é bom e correto. “Somente através do conhecimento e dos bons exemplos conseguiremos alcançar o nosso objetivo, que é construir uma sociedade melhor para nossas crianças”, destaca.

Atividades variadas

Para trabalhar de forma ampla o significado de cada palavra, a escola realizou diversas atividades. Foram peças de teatros, contações de estórias, reflexões em sala de aula, além de atividades didáticas, recreativas e palestras com vídeos e imagens para provocar reflexões. Foi assim com as palavras gratidão, respeito e solidariedade.

 

 

“Para esse último valor, também organizamos uma campanha de arrecadação de roupas de inverno para as pessoas carentes. Mas, também dentro dessa proposta foram desenvolvidas atividades e reflexões sobre a gratidão da nossa própria condição. Nós precisamos agradecer a possibilidade de doar, o que nos permite realizar um gesto de amor para com o próximo”, destaca Elaine.

Ela conclui:  “nossa sociedade precisa compreender que a doação em muitos casos é necessária. Muitas famílias trabalham, mas o que ganham não é o suficiente para possibilitar o conforto aos seus familiares. Por meio dessas atividades, conseguimos mostrar isso para nossos alunos.”

A próxima palavra trabalhada no projeto será responsabilidade.

Como fazer na minha escola:

Organize com sua equipe pedagógica a sequência de palavras / valores que será adotada.

Use a criatividade para trabalhar a palavra em várias atividades, como contação de estória, peça de teatro, etc.

Aproveite datas especiais que se relacionem com o valor. O Centro Educacional Meta, por exemplo, aproveitou o Dia de Tiradentes para associar o seu nome à palavra respeito, resgatando os heróis nacionais, refletindo sobre a atual situação política e tributária do Brasil. Assim, foi possível desenvolver o conceito de civismo, honra e de ética.

Navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica e veja outros projetos de destaque na educação. E se sua escola também promove e incentiva a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7.

Fotos: Centro Educacional Meta
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *