Evolução do mundo contada através da História em Quadrinhos

Por SOMOS Educação

Criatividade. Essa é a palavra que traduz bem o projeto a seguir, desenvolvido pela Escola Luiz Cesar de Siqueira Melo, de Goianésia (GO), e que envolveu as Histórias em Quadrinhos no processo de aprendizagem.

O público alvo desse trabalho foram os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, sob a responsabilidade do professor Nei Antonio Parreira, que leciona filosofia e arte na instituição. É o professor quem dá detalhes de como tudo aconteceu.

“Nos últimos anos, a filosofia tem ganhado um significativo espaço no campo pedagógico. Cada vez mais vemos que muitos problemas que incidem na educação infantil dizem respeito à falta de motivação com que os alunos cumprem suas tarefas educacionais corriqueiras. E isso, quase sempre, é resultado da falta de sintonia entre os gostos e interesses que eles manifestam e aquilo que lhes é apresentado na escola como algo a ser aprendido de maneira dogmática, havendo poucas possibilidades de questionamentos e opiniões divergentes”, afirma o professor Parreira.

Pensando “fora da caixa”, então, o professor decidiu inserir a criação de Histórias em Quadrinhos como forma dos alunos fixarem conhecimento. A base usada para isso foi o texto “Uma Breve História do Mundo”, em que os estudantes foram estimulados a demonstrar suas reflexões e opiniões a partir da leitura do mesmo.

Ler, refletir e criar

A leitura do texto em sala de aula foi parte fundamental da atividade. Para o professor, “desenvolver a leitura como fundamento da capacidade reflexiva e argumentativa do estudante é essencial, pois não há possibilidade de ‘filosofar’ sem esforço, além de avaliar, interpretar e refletir temas relevantes ao nosso dia a dia, desenvolvendo a criticidade por meio de argumentos”.

História em Quadrinhos de um dos alunos

Como o tema era amplo, o foco dado foi na importância do fogo para o desenvolvimento da humanidade.

Ao término da leitura, observou-se que os estudantes interpretaram corretamente o texto, além de terem opinado e avaliado os conceitos ali abordados. Foi, então, a vez de aguçar a criatividade.

Como lição de casa, os alunos foram estimulados para, com a ajuda de suas famílias, lerem novamente o texto e criarem uma pequena História em Quadrinhos com pelo menos oito ilustrações sobre o que puderam abstrair da leitura.

“Para ampliar a motivação dos alunos, divulgamos que os trabalhos seriam avaliados e que os três melhores seriam premiados, além de divulgados nas mídias sociais disponíveis pela escola. Isso fez com que a criatividade se desenvolvesse ainda mais”, destaca o professor, satisfeito com o resultado do projeto.

Como fazer na minha escola:

A leitura do texto “Uma Breve História do Mundo” (proposto na Apostila de Filosofia do Sistema Maxi de Ensino do 7º Ano – pgs 12 a 14) é o passo inicial.

Em seguida, há um momento em sala de aula onde será debatido sobre, por exemplo, a importância do fogo para o desenvolvimento da humanidade. Nessa ocasião, cada aluno poderá expor seus argumentos e entendimentos sobre o texto.

Depois, é o momento de colocar para fora toda a criatividade. Em casa, com a ajuda da família, cada aluno lê novamente o texto e cria uma pequena História em Quadrinhos com pelo menos oito ilustrações sobre o que conseguiu abstrair da leitura.

Como forma de aumentar ainda mais a motivação, a escola pode premiar os melhores e até divulga-los em suas redes sociais.

Foto: Escola Luiz Cesar de Siqueira Melo
Compartilhe nas suas redes

2 comentários em “Evolução do mundo contada através da História em Quadrinhos

  • 3 de março de 2018 em 10:38
    Permalink

    Trabalhar com desenhos é importante pois estimula a criatividades e aguça os talento, parabéns a todos os alunos.

    Resposta
    • 10 de abril de 2018 em 16:49
      Permalink

      Nei, concordamos muito com você! O desenho abre as portas da imaginação e esse projeto ficou incrível!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *