Exaltando a Música Popular Brasileira

Por SOMOS Educação

A música popular brasileira (MPB) é, sobretudo, um ritmo que ensina, contagia e carrega o simbolismo de representar a história do país. Com o intuito de explorar essa temática, a Escola Luiz César de Siqueira Melo, em Goianésia (GO), realiza o festival de MPB “Todos os cantos de Goiás”. Um evento que, aliás, já está na sua 3ª edição, fazendo parte do calendário escolar.

Música Popular Brasileira exaltada
Festival exalta MPB

“Já se tornou tradição! Cada ano é trabalhado uma nova temática que procura ressaltar e valorizar as riquezas culturais e artísticas da nobre música popular brasileira”, explica o professor Eduardo Makiyama Silva, que coordena o projeto.

O festival, acima de tudo, tem também como objetivo despertar o interesse dos alunos a respeito da MPB como ritmo musical. Os alunos vivenciem, inclusive, uma competição saudável, repleta de belíssimas apresentações. “Eles promovem o encanto desse ritmo que tem tantas características históricas e tamanha contribuição para grandes épocas do Brasil”, ressalta Eduardo.

Artistas em potencial

Uma noite de muita música

Numa noite de setembro, a escola realizou o festival no Centro Cultural Berchiolina Rodrigues. Nesta edição, o evento teve como foco a MPB goiana. Foram realizadas apresentações em forma de coral, bem como performances individuais.

Performances individuais e coral
Performances individuais e coral

Grandes nomes da música, inclusive, foram exaltados, como Maria Eugênia, Pádua, João Caetano, Marcelo Barra, dentre outros. A cantora Maria Eugênia, aliás, marcou presença no evento! “A artista abrilhantou o festival participando da mesa do jurí e também cantou alguns de seus sucessos, adquiridos ao longo da sua carreira”, relata o professor.

Presenças ilustres da MPB

Desse modo, o festival “Todo o canto de Goiás” faz tanto sucesso que teve repercussão na cidade de Goianésia e em toda região devido aos talentosíssimos alunos, que se prepararam tecnicamente e psicologicamente para esse evento. “A ideia é também respeitar e vivenciar as práticas socioemocionais, promovidas pelo programa Líder em Mim, trabalhado pela escola”, complementa Eduardo.

 Todo mundo ganha

Ademais, o show de talentos contou com 25 apresentações, sendo que foram premiados os 3 mais bem votados das duas categorias (Fundamental I e Fundamental II), avaliados pelo júri técnico.

Júri do concurso musical
Júri do concurso musical

“Com toda certeza foi uma noite de grandes vitórias e superações para essas crianças e adolescentes, que puderam agregar para sua bagagem de vida valores emocionais, éticos, morais e culturais”, valoriza o professor Eduardo. “Trata-se de poder transformar tudo isso em um momento onde a família, sociedade e a escola se aproximam, somando forças para dar o apoio efetivo a esse tipo de iniciativa que obteve tantos resultados positivos”, conclui.

Como fazer em minha escola:

– Primeiramente apresente a proposta para todo corpo escolar.

– Defina uma temática para uma melhor seleção de repertório musical.

– Dê direcionamento aos alunos nas escolhas das músicas, para que não fujam do tema.

– Crie as regras para o festival (como será o julgamento, apresentações, premiações, faixa etária etc.), respeitando o tempo do calendário escolar e também os gastos financeiros disponíveis.

– Delimite plano de ação para os ensaios, e prepare com a equipe de marketing uma boa divulgação para que o evento tenha visibilidade no âmbito social.

Alunos brilharam no festival

Para ver outros projetos de destaque na educação navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7.

Fotos: Escola Luiz César de Siqueira Melo

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *