Explorando a cultura indígena

Por SOMOS Educação

Desfazer mitos e descaracterizar a forma caricata como os índios são tratados e representados. Esse foi o objetivo do Colégio Inovação, de São Paulo, ao promover o projeto “Cultura Indígena”. O tema foi explorado através de várias ações e contou com a participação dos alunos da Educação Infantil e dos Ensinos Fundamental I, II e Médio da escola.

A ideia foi explorada pela professora de Artes do Colégio Inovação, Priscila Passos, que possui especialização em ensino da cultura indígena nas escolas. “Estamos no ano das linguagens indígenas pela UNESCO. O tema nos chamou atenção para a forma caricata que ainda tratamos os índios. Para explorar o assunto, usamos diversos recursos. Utilizamos vídeos, textos, músicas e obras de artes de artistas indígenas”, descreve a professora.

Arte indígena

Para concretizar o conceito, os alunos do Colégio Inovação fizeram releituras do artista indígena Denilson Baniwa na porta de suas salas, utilizando suas técnicas e grafismos.

Porta da sala pintada com temática indígena
Porta da sala pintada com temática indígena

Além das portas das salas, as referências indígenas também foram reveladas em paredes e muretas da escola, entre outros lugares. Como parte da atividade, a professora Priscila também trouxe alguns representantes da arte indígena. Assim, os alunos do Ensino Médio puderam bater papo e ouvir experiências. Eles, inclusive, puderam vivenciar uma dança típica e entender a realidade da cultura indígena.

Alunos aprendem sobre cultura indígena
Alunos aprendem sobre cultura indígena

Para que os alunos da Educação Infantil ao 5° ano se aprofundassem na cultura indígena, as atividades também foram diferenciadas. No lugar da tradicional arte de colar de macarrão e cocar com penas, tão batido e que não representa a realidade, a professora de artes promoveu roda de conversa e oficinas de argila e cestos, o que envolveu as crianças na prática.

Estudantes durante oficina de argila
Estudantes durante oficina de argila

Doação de agasalhos

Já tradição do Colégio Inovação, a campanha anual de doação de agasalhos, com coordenação dos alunos do 4° e 5° ano, neste ano também teve aproximação com os índios. Toda a arrecadação foi destinada para a aldeia indígena TeKoá Pyau, localizada no Pico do Jaraguá, com mais de 140 famílias indígenas que vivem em condições precárias.

“Os alunos estavam ainda mais engajados com a campanha. Arrecadamos mais de 30 caixas de roupas, mantimentos e cobertores. Fomos até a aldeia e entregamos todas as doações. Ali, tivemos uma roda de conversa com o cacique. Ele esclareceu todas as dúvidas e nos ajudou a mostrar a realidade dos índios atualmente. Ainda fizemos oficina de artesanato com sementes e os alunos puderam até aprendera como usar o arco e flecha”, destaca Priscila.

Para a professora de artes, o projeto mostrou que é possível trabalhar um tema tradicional e até batido de forma educativa. Mais além que valorize e estimule o conhecimento real da situação. “Assim, é possível sair da limitação de modelos históricos que já não correspondem à realidade. Com o projeto, chamamos a atenção dos alunos e familiares para a atual situação do índio. Ele sofre com preconceito, exclusão e desrespeito”, diz Priscila, que conclui: “promover o contato dos alunos com os índios reais os coloca como iguais. Nos mostra a história e o avanço dela. Nos possibilita priorizar a formação integral do aluno, tornando-o um cidadão ciente da realidade que o cerca e que muitas vezes não é mostrada.”

Como fazer na minha escola:

– Aproveite a aula de artes para ensinar os alunos sobre a cultura indígena;

– Aprofunde esse conhecimento, fugindo daquela imagem caricata do índio. A realidade é outra;

– Busque contatos com indígenas para promover essa integração com os alunos, de acordo com as faixas etárias;

– Desenvolva atividades que estimulem o pensamento crítico dos alunos em relação aos índios, estimulando a valorização.

Para ver outros projetos de destaque na educação navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove e incentiva a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7.

Fotos: Colégio Inovação

 

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *