Família, a base de tudo

Por Somos Educação

Não há dúvidas: base familiar é tudo. Ter uma base familiar sólida transforma e faz significativa diferença na vida do ser humano. Principalmente nos dias atuais, em que muitos valores da família se dispersam. Mostrar todo esse valor para jovens é essencial. Para fazê-lo, o Colégio Santo Agostinho/Bom Jardim, do Rio de Janeiro, realizou o projeto “Sagrada Família. Toda Família é Sagrada”.

A atividade envolveu especificamente os alunos do sexto ano do Fundamental II ao terceiro ano do Ensino Médio. “A proposta foi realizar algo diferenciado em Arte/Literatura. Os trabalhos foram voltados para o tema da Sagrada Família. Isso porque hoje, assim como nos tempos antigos, o resgate desses valores humanos passa pela Sagrada Família”, explica Cecilia de Assis Rossi Tura, do Colégio Santo Agostinho.

Alunos em atividade Sagrada Família
Alunos em atividade sobre Sagrada Família

Produção coletiva, como uma família

Os trabalhos foram elaborados pelos alunos de forma coletiva. As atividades, planejadas e realizadas de acordo com o conteúdo visto em cada série, expressaram afetividade. “Mais do que isso, mostraram o resgate dos laços essencialmente indispensáveis à família. Laços que atualmente são considerados banais, corriqueiros e sem valor”, diz Cecília.

O resultado da atividade foi lindo e emocionante. Por meio da produção coletiva, os estudantes fizeram dois textos. Um foi homenageando as mães. Outro, homenageando os pais. Para Cecília, “foram textos que puderam demonstrar a disponibilidade afetiva de nossos jovens. Isso é fundamental para o resgate de manifestações naturalmente íntimas e verdadeiras.”

Está curioso para ver as homenagens em forma de texto? Leia e prepare-se para se emocionar!

Texto para as mães

“Mãe – meu refúgio, minha amiga – Queria dizer-te tanta coisa, mas muitas delas não sei expressar com palavras… / Tu és tudo e mais um pouco, / uma mulher e tanto! / Foste, és e sempre serás a base da pirâmide da minha vida!

Estás presente em mim, és minha pessoa. / Tu me acolhes nos momentos de dor e vibras comigo nas vitórias e alegrias. / Apesar das discordâncias em alguns assuntos, somos parecidos… / E tenho orgulho disso! / Minha gratidão eterna por Deus ter te concedido a mim como minha mãe!

Obrigado por me protegeres e me guiares, / por teres vencido um momento tão difícil na tua vida para me criar. / Obrigado por me entenderes e estares sempre do meu lado, / independente se o que há é bom ou ruim… / Obrigado pelo aconchego dos teus braços, por esse jeitinho engraçado, / por seres quem tu és- / meu refúgio e minha melhor amiga!

Eu cresci, mas, ainda assim, não deixo de ser teu bebê. / Queria poder retribuir tudo o que fizeste por mim: / Teu carinho e tua boa vontade ao levantares cedo- / Mesmo sem teres dormido à noite- para colocar meu lanchinho. / Só queria o tempo perdido de volta!

Brigas são raras, / Mas só os momentos de companheirismo e brincadeiras prevalecem. / Desculpa alguma coisa, / Sei que estou quase sempre impaciente. / Desculpa-me por isso! / Eu entendo cada choro, angústia e conselho. / Te amo mundos! / Amo cada pedacinho do ser maravilhoso que és! / Estarei sempre contigo, aqui, para ouvir-te, / Sem ti eu não seria nada… nem mesmo seria! / Eu te amo, minha mãe, incondicionalmente!

Tu és muito especial para mim, / A vida contigo é sonho lindo, sem fim… / És o principal alicerce, não queres nada em troca, a não ser a felicidade. / És luz quando está tão escuro! / Meu anjo protetor, minha amiga, meu porto seguro!”

(Texto produzido pela Turma 3001 do Colégio Santo Agostinho em homenagem às mães) Maio -2019

Texto para os pais

Pai – meu escudo nas batalhas da vida – Hoje o que mais amo e admiro da vida aprendi com o homem que chamo de Pai. / O que dizer de você sem me emocionar? / Eu não tenho nem palavras para descrever o quão incrível você é / A pessoa na qual eu mais me inspiro para ser melhor a cada dia!

Amigo, bondoso, sempre vê os dois lados das coisas. / Enche o peito de orgulho ao dizer que é PAI. / Você é muito especial para mim! / Fez-me entender a importância de darmos valor às pessoas / enquanto elas estão aqui.

Você é muito mais que um amigo, ao fazer parte da minha vida. / É meu porto seguro, / Minha saudade diária… / Chego até a ver um pouco de você em mim! / Você perdeu tantos momentos… / Mas agradeço por estar dentro do meu coração, mesmo longe de mim… / Ou por estar comigo, sempre ao meu lado, / mesmo com o seu jeitinho diferente de ser, / E, muitas vezes, transformar momentos de angústia em felicidade, / com poucas palavras.

Por acordar cedo só para preparar meu café da manhã / E me levar à escola. / Pelas balinhas que você sempre coloca simetricamente / formando desenhos sobre o meu açaí. / Desculpe-me por tudo e aceite a minha gratidão por tanto! / Todos os sustos que você me dá, quando chega do trabalho, / Ficarão guardados na minha memória- / E sei que um dia sentirei falta deles.

É claro que eu vou ter uma casa na floresta (suas desconfianças são inúteis) / E ainda vou chamá-lo para ver as estrelas à noite… / Que esse carinho e admiração que tenho por você, e você por mim, / apenas cresça e cresça… / Amo você até depois do fim! / Agradeço por fazer o impossível por mim!”

(Texto produzido pela Turma 3001 do Colégio Santo Agostinho em homenagem aos pais.) Agosto / 2019

Como fazer em minha escola:

– A atividade pode ser realizada em conjunto com várias disciplinas;

– Em sala de aula, passe conteúdo ligado aos valores e base familiar;

– Agrupe os alunos e incentive a produção coletiva. Ela pode ser através de construção de texto;

– Apresente e exponha as obras realizadas, prestigiando os estudantes.

Para ver outros projetos de destaque na educação navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7.

Fotos: Colégio Santo Agostinho
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *