Figuras de linguagem em forma de desenho

Por SOMOS Educação

Nada melhor que usar a criatividade para fixar conhecimento. Com esse pensamento, o Centro Educacional Alexis Novellino, de Cabo Frio (RJ), desenvolveu com seus alunos o projeto “Desenhando figuras de linguagem”.

“O conteúdo que envolve as figuras de linguagem é complexo e merece uma atividade diferenciada. Os alunos sempre sentem dificuldade em guardar suas definições e, para facilitar esse aprendizado de modo agradável, recorremos à criatividade”, explica a professora Ana Lúcia Mota Gaiote.

Apresentação das figuras

Em sala de aula, todas as figuras são apresentadas gradativamente, seguindo a apostila de gramática. Também são feitos exercícios e, logo depois, vem a etapa onde a criatividade é estimulada. Nessa fase, os alunos devem escolher uma figura de linguagem e representá-la com alguma ilustração, criando um desenho.

“No início, todos acham difícil, dizem que não sabem desenhar, mas aos poucos a imaginação os leva a produzir de acordo com o que foi sugerido. É claro que alguns optam pelo mais simples, assim como há aqueles que procuram algo diferente, exercitando todo o lado criativo”, destaca Ana Lúcia.

Após a criação dos desenhos no papel, todos devidamente descritos e explicados ao professor, a coordenação da escola entrava em ação. Ela ficou responsável pela compra de materiais como telas de pintura, tintas diversas e pincéis.

Alunos se transformam em artistas

O passo seguinte é marcante para os alunos, que numa data previamente marcada se transformam em verdadeiros artistas. Os desenhos do papel são retratados nas telas e as obras são registradas em belas fotografias.

As artes ficam tão bacanas que alguns querem leva-las para suas casas, enquanto outras que são gentilmente cedidas são instaladas nas paredes e decoram salas e corredores da escola.

Para a professora a atividade cumpriu o seu objetivo. “Valorizar conteúdos ligando-os a alguma atividade artística leva os alunos a sedimentarem com muito mais facilidade e prazer a aprendizagem. Foi exatamente o que aconteceu nesse projeto envolvendo as figuras de linguagem.”

Como fazer na sua escola:

O professor apresenta as figuras de linguagem para os alunos, explicando detalhadamente cada uma.

Para iniciar a fixação do conhecimento, são apresentados alguns exercícios sobre o tema.

Cada aluno escolhe a figura de linguagem com a qual se identifica e a representa por meio de um desenho.

Com o apoio da coordenação da escola, são distribuídos materiais de pintura, de modo que a figura de linguagem em forma de desenho se transforma em uma obra que o aluno pode levar para casa ou ainda pode servir de decoração para os ambientes escolares.

Navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica e veja outros projetos de destaque na educação. E se sua escola também promove e incentiva a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7.

Fotos: Centro Educacional Alexis Novellino
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *