Foco na escola

Por SOMOS Educação

Ao longo dos anos, a arte como disciplina integrante da formação escolar vem ganhando cada vez mais espaço e se tornando item indispensável no amadurecimento da criticidade e sensibilidade das crianças. E foi exatamente acreditando que através dela, os alunos se motivam a buscar informação e construir conhecimento, que a Escola Luiz César de Siqueira Melo, de Goianésia (GO), desenvolveu o projeto “A Escola em Foco”.

Com o projeto, explica o professor do colégio, Nei Antonio Parreira, “foi criada a oportunidade para os alunos demonstrarem suas reflexões e opiniões acerca da representatividade da escola em sua vida, a partir, literalmente,de seu ângulo único e pessoal. Essa demonstração veio através de painéis fotográficos, que tinham como objetivo desenvolver a percepção sensível de cada educando, possibilitando que os temas propostos em sala de aula fossem atribuídos ao meio social escolar. Além disso, os alunos puderam conhecer com mais profundidade a evolução e a história da fotografia no mundo e no Brasil”, descreve Parreira.

O projeto teve como público alvo os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e, de acordo com o professor Nei Antonio Parreira, alcançou perfeitamente os objetivos.

“Ao final, percebemos que os alunos absorveram a história da fotografia no mundo e no Brasil, além de desenvolverem a sensibilidade crítica para olhar o mundo que os rodeia de uma forma singular e transmiti-lo por meio de imagens fotográficas”, comemora o professor. Veja algumas fotos tiradas pelos alunos:

  

Como fazer na minha escola:

Para este projeto, a escola utilizou a leitura e o estudo dos textos propostos na Apostila de arte do segundo bimestre do Sistema Maxi de Ensino do 8º Ano das páginas 13 a 20 – “A fotografia” e “A fotografia no Brasil”;

Em seguida, em sala de aula o professor conduziu um debate sobre a importância do olhar do fotógrafo para o desenvolvimento da arte e da criticidade com relação ao meio em que vivemos. Cada aluno pode expor seus argumentos e entendimentos sobre a fotografia;

A partir daí, o aluno foi estimulado a fazer uma fotografia de alguma parte ou momento da escola que demostrasse a beleza da escola, dando um título bem criativo à mesma.

Após a entrega dos trabalhos e avaliação detalhada, pode ser feito um painel na escola para apresentação e divulgação dos melhores trabalhos. Inclusive, é possível organizar uma premiação, por exemplo, para os três melhores trabalhos fotográficos, divulgando-os também nas mídias sociais disponíveis pela escola.

Foto: Escola Luiz César de Siqueira Melo
Compartilhe nas suas redes

2 comentários em “Foco na escola

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *