Fotos para recordar e aprender

Por SOMOS Educação

A união de boas recordações com o aprendizado pode ser uma excelente estratégia de ensino. Foi exatamente dessa maneira que o Instituto Educacional Emmanuel, de Cajamar (SP), trabalhou com seus alunos do Ensino Fundamental II o projeto “Álbum de Recuerdos”. A iniciativa teve como objetivo a fixação do ensino da língua espanhola, por meio de um lindo álbum de fotos.

“Nessa atividade, os alunos realizaram o trabalho de recordações através da confecção de um álbum de fotos com legendas em espanhol. Para cada foto, estimulamos os estudantes a elaborarem frases que as contextualizassem”, explica o professor Cléber Aparecido Neves, responsável pelo projeto.

A escolha das fotos

Para realizar a atividade, o professor Cléber orientou que os alunos selecionassem até 20 fotos que os mostrassem desde a infância até os dias atuais. Os estudantes deveriam trazer não apenas fotos deles, como também de seus familiares. Mais do que isso, valia também fotos dos animais de estimação.

“Para isso, pais e familiares participaram da atividade, ajudando suas crianças a selecionarem e organizarem as imagens. Assim, o projeto tornou-se ainda mais rico”, destaca Cléber.

Alunos com seus álbuns de recordações
Alunos mostram seus álbuns de recordações

O dia da apresentação

A confecção do álbum de fotos mobilizou toda a turma. Os trabalhos ficaram lindos e a apresentação do resultado merecia uma manhã especial. Alunos, pais e professores foram recebidos num delicioso café da manhã.

Café da manhã durante a apresentação
Café da manhã no dia da apresentação

Depois, cada aluno se apresentava contando sobre ele e seus familiares. Tudo, claro, em espanhol, o que provocava interação com a família, já que o trabalho envolveu muitas recordações.

Para o professor que coordenou o projeto, a atividade superou todas as expectativas. “Muito além de incentivar a prática do espanhol, idioma que será muito importante para a vida profissional dos estudantes, o trabalho mostrou a importância de filhos, pais e familiares estarem juntos. Assim, recordação e aprendizado andaram unidas”, comemora Cléber.

O professor Cléber conclui: “São trabalhos assim que ficam registrados na memória das crianças. Isso, através de pesquisas e também de muita dedicação de todos os familiares que se envolveram intensamente na atividade.”

Como fazer em minha escola:

– Solicite aos alunos que escolham até 20 fotos deles e de seus familiares;

– Cada foto deve receber uma frase como legenda. Como a atividade foi no ensino da Língua Espanhola, as legendas deveriam ser escritas em espanhol;

– Após a confecção do álbum, organize um evento para que o mesmo seja apresentado. O evento pode acontecer junto com um café da manhã. Ele pode ser oferecido para os alunos envolvidos no projeto, familiares e demais membros da comunidade escolar;

– Cada criança deve fazer uma breve apresentação, explicando um pouco de seu álbum em espanhol.

Para ver outros projetos de destaque na educação navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7.

Fotos: Instituto Educacional Emmanuel
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *