Generosidade também é coisa de criança

 

Por: Somos Educação

 

Os projetos pedagógicos são essenciais no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Através deles, muitas ações surgem para melhorar o cotidiano escolar. Foi como aconteceu com o Colégio Villa Lobos, do interior de São Paulo. O projeto “Virtudes”, trabalhado anualmente pela instituição, deu origem a ação solidária “Generosidade também é coisa de criança!”, que envolveu os alunos do Ensino Infantil e Fundamental.

Como o objetivo da ação foi despertar o espírito de equipe e a empatia, a instituição criou uma gincana para arrecadar brinquedos, como explica Mandica Issy, coordenadora do colégio. “Foi uma brincadeira muito envolvente. Cada brinquedo valia um ponto. Todos os dias aconteciam atividades que estimulavam a cooperação, a liderança e a solidariedade”.

Mutirão da generosidade

As atividades foram organizadas pela coordenação e pelos educadores. No caso dos alunos, além de participar da atividade, eles ajudaram em todo processo. Foram os alunos que organizaram, separaram, embalaram os brinquedos. Claro, também se divertiram bastante. Tudo com muita alegria, pois estavam trabalhando para ajudar o próximo.

 

Alunos participando da atividade

 

“Os nossos alunos realizaram toda a separação dos brinquedos. A arrecadação envolveu não só a solidariedade, mas também trabalhamos a questão ambiental. Coletamos garrafas PET para reciclagem, com o objetivo de mostrar a importância de cuidar do planeta”, destaca a coordenadora.

Para que o processo de arrecadação fosse organizado, foi elaborado um cronograma de recebimento. As turmas possuíam líderes e, a cada dia de entrega, o líder era responsável por direcionar os brinquedos e separar as garrafas que chegavam. Os outros estudantes ficavam responsáveis por contar e marcar os pontos das equipes.

 

Brinquedos arrecadados na gincana

 

Deste modo, a arrecadação foi um sucesso e o espirito da solidariedade se espalhou por toda a escola. “Conseguimos trabalhar conceitos e comportamentos importantes como organização, disciplina, planejamento e autonomia. Tudo que arrecadamos serão doados para duas instituições que atendem crianças de 0 a 6 anos e a outra 6 a 14 anos”, finaliza a coordenadora do colégio.

 Como fazer em minha escola:

1 – Divulgue para os alunos que haverá uma gincana na escola;

2 – Divida os grupos e peça para que cada um tenha seu representante;

3 – Com a ajuda dos professores, crie atividades e desafios para compor a gincana;

4 – Dentro das atividades, tente estimular sempre a arrecadação de brinquedos;

5 – Escolha as instituições que serão beneficiadas;

 

Para ver outros projetos de destaque na educação navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7.

Fotos: Colégio Villa Lobos
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *