Imersão total em outras culturas

Por SOMOS Educação

No Colégio Rui Barbosa, de Maceió (AL), os alunos dos ensinos Fundamental 2 e Médio aproveitaram a ideia de sua professora de Língua Hispânica, Jane Kelly, para realizar uma verdadeira imersão em outras culturas. Foi o “Projeto Intercultural: ultrapassando fronteiras”.

“Recebemos a proposta de realizar um projeto que valorizasse e despertasse o interesse dos alunos e a comunidade escolar para a disciplina de Espanhol. O projeto envolvia não só o estudo do idioma, mas também vários itens culturais, como culinária, curiosidades, personalidades e dança”, diz a coordenadora da escola, Heline Pereira.

A ideia foi muito bem aceita e ao projeto, além da professora de língua Hispânica, foram envolvidos os professores de dança, de arte e de língua Inglesa.

Culturas diversas

Para o desenvolvimento do projeto, as turmas foram divididas e cada uma ficou responsável por um país de Língua Inglesa e Hispânica. Os países escolhidos pelos próprios alunos foram Argentina, México, Espanha, Colômbia e Peru, além da Austrália, Inglaterra, Estados Unidos, Nigéria e África do Sul.

Os estudantes também cuidaram de todas as etapas, desde a ornamentação, passando pela culinária, pelas personalidades, pela dança e curiosidades de cada região. “Os familiares foram envolvidos nas atividades e assim, os alunos trouxeram para a escola uma variedade de alimentos representando cada país. Foi uma riqueza de sabores que pode ser degustada pelos próprios alunos e pela comunidade escolar”, ressalta a coordenadora.

A ornamentação também trouxe riqueza de cores, estampadas em bandeirolas e flores de papel seda. Claro, a música e dança típica abrilhantaram o projeto, com exibições do grupo de dança moderna e uma bela apresentação de tango com o Professor Carlyle, sua esposa e filha.

  

“O projeto foi um sucesso absoluto. Os resultados obtidos mostraram que o contato com outra língua limitava-se só a sala de aula, gerando assim uma carência de conhecimento sobre a cultura dos povos de línguas inglesa e hispânica”, revela Heline.

Nesse sentido, a coordenadora do Colégio Rui Barbosa celebra que “o Projeto Intercultural: ultrapassando fronteiras, cumpriu sua grande meta, que era desenvolver atividades nas disciplinas de Espanhol, Inglês e Arte enfatizando a perspectiva intercultural e extra sala. O projeto permitiu não apenas o aprendizado de uma língua, mas, de forma mais profunda, um mergulho em outras culturas, construindo assim de forma mais sólida o conhecimento”, finaliza Heline.

Como fazer na minha escola:

Envolva professores de diferentes disciplinas.

Divida a turma e peça para que cada uma escolha um país para estudar sua cultura.

Motive-os a construir conhecimento acerca da culinária, das personalidades, das curiosidades e outros itens marcantes de cada região.

Organize um evento para que cada turma mostre o que aprendeu. Convide pais e familiares e termine o projeto com uma grande festa repleta de cultura.

Para ver outras iniciativas do Colégio Rui Barbosa acesse https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica/na-expo-rui-casa-aberta-para-o-saber.

Fotos: Colégio Rui Barbosa
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *