Jovens Parlamentares: a formação de um cidadão

Por SOMOS Educação

Um dos pilares da educação para os jovens se dá pela formação do indivíduo como cidadão. Ser um agente atuante na sociedade só é possível a partir da consciência da própria realidade social e suas regras – as estruturas políticas que a mantém. Diante disso, a Escola Brito Elias, no Rio de Janeiro, promoveu o projeto “Jovens Parlamentares”, que deu aos alunos o gostinho de se sentirem responsáveis por construir bases para o povo de uma nação.

A partir da ideia de tripartição dos poderes (os três poderes – executivo, legislativo e judiciário), criado pelo pensador iluminista Montesquieu, Fábio Borges da Silva, professor de História, criou, junto com as turmas do 8º ano, um verdadeiro Parlamento na escola. O projeto se norteou pela importância do Poder Legislativo.

Aula de História levou Parlamento à escola
Aula de História levou Parlamento à escola

“Gosto da ideia de sair da zona de conforto das teorias e, através de projetos pedagógicos, criar oportunidades para tornar meus alunos ativos no conhecimento que está sendo produzido”, estimula o professor Fábio Borges.

Um Parlamento de respeito

Após dividir a sala em grupos, cada núcleo de alunos elaborou uma lei, desenvolvida em seis etapas básicas orientadas pelo professor em sala de aula. No dia da apresentação e debate, essas leis foram apresentadas e votadas por toda a turma, podendo ser aprovadas ou não pela maioria absoluta dos votos.

Cada grupo teve que eleger dois oradores que se dirigiram até o púlpito no palco do auditório para expor suas leis elaboradas previamente para apreciação dos demais alunos (deputados) presentes. Cada um ouviu a apresentação da lei e votou individualmente, de acordo com sua própria opinião.

Foi o auditório da Escola Brito Elias que serviu de palco para o cenário e o próprio professor de história que se tornou o presidente da câmara, mediando as apresentações das leis, bem como a contagem dos votos para aprovação ou não das mesmas.

Professor de História: Presidente do Parlamento
Professor de História: Presidente do Parlamento

“Acredito sinceramente que os meus alunos do oitavo ano estejam tendo a oportunidade de conhecer melhor as estruturas políticas do seu país, como também o papel do legislativo, poder que representa a vontade e as necessidades do povo e da sociedade em que vivem”, explica Fábio.

Para que a imersão fosse ainda melhor, na simulação do Parlamento os alunos estavam vestidos à caráter. Com roupas sociais e postura de deputados, a meninada adotou o comportamento e a linguagem de verdadeiros políticos!

“O resultado foi extraordinário e emocionante, os alunos se envolveram e compraram a ideia de representar o ambiente do parlamento, foram extremamente maduros e firmes em seus argumentos de defesa e contestação de todas as leis que foram elaboradas e apresentadas”, ressaltou Fábio. Os principais objetivos com a criação e realização do Projeto “Jovens Parlamentares” foi pensar em desenvolver o lado crítico e de consciência de cidadania dos jovens estudantes.

Jovens viram "deputados"
Jovens viram “deputados”

 Como fazer na minha escola?

1º Etapa: Trabalhar em sala de aula o conteúdo curricular do “Iluminismo”, fazendo o devido recorte do pensador “Montesquieu” e de sua ideia de tripartição dos poderes.

2º Etapa: Contextualização – buscar o conhecimento pré-existente dos alunos sobre a questão parlamentar no Brasil. Destacar a função parlamentar no que tange à elaboração, apresentação e votação das leis em um parlamento. Apresentar aos alunos a necessidade da existência das leis em um país, falando sobre a diferença entre leis federais, estaduais e municipais.

3º Etapa: O corpo de uma lei – Apresentar aos discentes seis etapas básicas de elaboração de uma lei: 1. Nome, 2. Abrangência (Federal, Estadual ou Municipal), 3. Área/Setor, 4. Público alvo, 5. Fundamentação (necessidade de a lei existir? Como a lei vai funcionar na prática?) e 6. Punição.

4º Etapa: Divisão de Grupos e orientações gerais sobre a construção do projeto. Organizar com a diretoria pedagógica a estrutura para a montagem do parlamento.

Jovens Parlamentares: Consciência política e social
Jovens Parlamentares: Consciência política e social

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Fotos: Escola Brito Elias
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